A produção provocadora de Edilson Viriato é tema do Arte & Cultura desta semana O artista premiado mundialmente e que mantém a escola de artes mais duradoura de Curitiba fala o que o fez ser um dos maiores destaques da arte contemporânea brasileira.

01/12/2022 15h06 | por Trajano Budola

Edilson Viriato, pintor, escultor e desenhista é o entrevistado do Arte & Cultura na Assembleia desta semana.Créditos: Reprodução Zoom.

O Arte & Cultura na Assembleia desta semana leva ao telespectador um pouco do universo da pintura e da escultura contemporâneas paranaenses. O entrevistado da atração da TV Assembleia na manhã de sexta-feira (2) é Edilson Viriato, pintor, escultor e desenhista nascido em Paraíso do Norte e radicado em Curitiba desde os anos 1980.

Edilson conta que iniciou sua trajetória no mundo da arte ainda no município do Noroeste paranaense no ateliê da ceramista e pintora, Marize Canabrava. Vindo à capital para cursar arquitetura, o artista logo partiu para a Escola de Belas Artes do Paraná, aos 17 anos. “Fiz os dois vestibulares e acabei optando pelas artes”, diz.

“Desde criança estive envolvido no mundo das artes. Tive sempre paixão por teatro e dança, fiz dez anos de Balé Guaíra, além de cursos de teatro em Curitiba”, fala Edilson. “Dancei nos primeiros festivais de Joinvile, a dança sempre esteve em mim”, conta sobre como conciliava as atividades com a produção que iniciava no desenho e na pintura.

“De repente as artes plásticas começaram a passar à frente. Pensei: a profissão de bailarino ainda é limitada e as artes visuais não, elas têm ainda mais valorização”, fala. Edilson explica que deixou a dança por dores nos pés, apesar de continuar grande admirador dela. A performance também é, segundo ele, uma parte importante de seu trabalho.

O artista fala de sua primeira performance internacional na Noruega em 1993 com o tema Aids. “Tomou uma repercussão enorme que nunca imaginaria. Eu tinha 25 anos de idade e havia acabado de fazer a 21ª Bienal Internacional em São Paulo”, explica. “Vivo a arte 24 horas por dia. A arte faz parte de mim e expresso o que sou pela minha arte”, diz.

“Saí de uma cidade pequena, vim para Curitiba, fui o mais jovem artista a participar de um evento internacional em São Paulo em 1991, logo após em um grande evento na Europa e depois estava nos grandes museus do mundo”, fala.

Em 2022, o trabalho de Viriato fez parte da mostra "Cada momento conta - Aids e seus sentimentos" no museu Henie Onstad Art Center, na Noruega. Com 200 obras de 60 artistas de vários países, a exposição fez alusão ao Dia Mundial da Aids, marcado no mundo todo em 1º de dezembro. A data é significativa pelo combate ao preconceito e a compreensão do vírus como um problema de saúde global.

Edilson Viriato trabalha com mídias contemporâneas, pintura, vídeo, desenho, fotografia e performance. Ele é pintor, escultor, desenhista, gravador e curador. É conhecido por produções iconoclastas com referências à cultura sado masoquista de caráter expressionista e provocador.

Ele é também professor e mantém o Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato. “Vários artistas seguem minha linha e hoje são artistas reconhecidos também internacionalmente. O meu atelier é o que dura mais tempo em Curitiba, ultrapassei o Guido Viaro, um grande mestre, professor e orientador de grandes artistas”, diz Viriato.

Programa

Para assistir outras histórias com Edilson Viriato confira a conversa completa na TV Assembleia, às 11 horas desta sexta-feira (2). Todas as semanas o programa Arte & Cultura na Assembleia recebe grupos folclóricos, coreógrafos, músicos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes.