A vida dedicada à família e ao evangelho estão no "Fala Deputado" com Gilson de Souza Programa da Rádio Assembleia é repassado às emissoras de rádio do estado e estará disponível no site da Alep a partir da quinta-feira (21).

20/04/2016 10h05 | por Trajano Budola
Deputado Gilson de Souza (PSC).

Deputado Gilson de Souza (PSC).Créditos: Vilmar Júnior

Deputado Gilson de Souza (PSC).

O programa “Fala Deputado” desta semana leva ao ar a entrevista com Gilson de Souza, do PSC, curitibano da Água Verde que foi líder da primeira bancada evangélica na Assembleia Legislativa. Em seu segundo mandato na Casa ele fala na conversa com os jornalistas Cláudia Ribeiro e Trajano Budola sobre as bandeiras que marcam sua vida pública: a defesa da família e dos valores cristãos.

De origem humilde e filho de um garçom que já foi viciado em jogo, curado “quando teve o encontro com o evangelho”, Gilson é autor do projeto do Dia do Nascituro, lei paranaense que estabelece o 25 de março como marca dos cuidados com as crianças ainda nos ventres das mães. “Aquelas mulheres que não planejaram engravidar, que possam levar adiante esta gravidez e terem todo apoio que precisam”, conta.

E esta é apenas uma das iniciativas que ele fez valer na Assembleia contra o aborto e pela defesa da vida. O deputado, que é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular desde os 22 anos de idade, dirige os trabalhos da mesma comunidade há 32 anos, no bairro Tingui, na capital. “Atendemos pessoas com todos os tipos de problemas na família, alcoolismo, drogadição, desemprego. E o pastor é um pouco de tudo, médico, advogado, tem que estar inserido”, explica o deputado.

Gilson revela que foi por aí que começou a vida política, sendo indicado pela Igreja Quadrangular para representar os fiéis em uma primeira tentativa para vereador em Curitiba. “Mas foi uma campanha muito rápida, apenas três meses, que me deram a primeira suplência. Estou representando esta parcela (da sociedade) na Assembleia Legislativa não por um simples desejo meu”, diz. “Espero estar correspondendo, honrando toda família paranaense, não só os evangélicos”.

A correria dos compromissos públicos Gilson de Souza tira de letra. Ele compara a rotina parlamentar à de pastor, que já toma bastante de seu tempo particular. “A vocação de um pastor é a vocação de servir e não é diferente da de um parlamentar”, conta o deputado, que precisou aumentar a equipe de pastores na igreja do Tingui para dar o máximo no atendimento às demandas da Assembleia.

E o cotidiano em casa também tem base nas lições aprendidas no ministério pastoral. Gilson conta que ouve reclamações das esposas dos outros pastores por conta da ausência que os compromissos da igreja impõem às famílias. “Assim que eu fui eleito a minha esposa participou de uma reunião com as esposas dos outros deputados e não era diferente”, fala. “Mas a questão que eu procuro trabalhar não é a quantidade de tempo que se dedica à família, mas a qualidade do tempo”, diz o deputado, pai de três filhos e avô de dois netos. “Família é um projeto de Deus e nesse tempo eu renovo minhas forças, recebo energias para desenvolver o trabalho que é cansativo, mas que eu acho que vale a pena, como pastor e como deputado”, completa.

A entrevista com o pastor Gilson de Souza ao “Fala Deputado” desta semana estará disponível no site da Assembleia Legislativa na quinta-feira (21). O bate-papo pode ser conferido também pelas ondas do rádio, já que o material é enviado para uma rede de emissoras de todo Paraná. Portanto, fique ligado!

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação