ACP discute roteiro “Cidades Históricas do Paraná” para o turismo no pós-pandemia

25/09/2020 16h09 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Deputado Delegado Recalcatti (PSD), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

O deputado Delegado Recalcatti (PSD), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná, participou nesta quinta-feira (24), de reunião que iniciou as discussões em torno da Lei do Circuito Turístico “Cidades Históricas do Paraná” promovida pelo Conselho de Cultura e Turismo, da Associação Comercial do Paraná (ACP). Com a presença de empresários e empreendedores do turismo, esta foi a primeira de uma série de quatro reuniões que vai tratar de planos para o turismo no estado no pós-pandemia.

A reunião foi aberta pelo presidente da ACP, Camilo Turmina, que ressaltou a importância de o empresariado se preparar para uma nova realidade depois do estado de calamidade provocado pela pandemia da covid-19. “A proposta apresentada pelo deputado Recalcatti está de acordo com as diretrizes da Associação Comercial do Paraná para que possamos retomar as atividades econômicas dentro de alguns meses”, afirmou Turmina.

A Lei que criou o Circuito Turístico “Cidades Históricas do Paraná”, de autoria do parlamentar, foi aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em agosto passado. O tema já foi objeto de um congresso técnico. A coordenadora do Conselho de Cultura e Turismo da ACP, Dislene Freitas, ressaltou a importância de se associar o passado histórico e a formação das cidades do Paraná ao turismo.

“O objetivo da Lei é organizar e viabilizar arranjos produtivos e culturais voltados para o turismo em torno da História do Paraná para criarmos um produto em que o rico passado do nosso estado se destaque e chame a atenção tanto dos turistas de fora, como dos próprios paranaenses”, explicou o deputado Delegado Recalcatti, em participação remota na reunião. Segundo ele, a pandemia vai provocar profundas mudanças no setor do turismo por causa de “um previsível novo comportamento das pessoas que, em sua grande maioria, vão pensar primeiro na sua segurança e bem-estar, evitando colocar a vida em risco”.

Em sua opinião, a proposta do Circuito Turístico das Cidades Históricas do Paraná se insere dentro de um planejamento do pós-pandemia para o turismo paranaense. “Com pequenos deslocamentos de carro ou grupos reduzidos, será possível realizar uma viagem no tempo, nas belezas arquitetônicas, na riqueza cultural, na gastronomia e em locais de natureza exuberante e privilegiada”, afirmou.

Ele lembrou que praticamente todas as cidades que fazem parte desse Circuito Turístico já possuem estrutura receptiva estruturada. “Obviamente que serão necessários investimentos aqui e acolá, além de uma forte presença do Estado organizando e promovendo esse produto turístico”, disse. “Mas acredito que não poderemos ficar esperando a boa vontade do Estado e vai ser preciso que a sociedade tome as rédeas dessa proposta para que, em parceria com as instituições públicas, possamos viabilizar este Circuito Turístico.”

O deputado agradeceu à diretoria da ACP por colocar a proposta que apresentou na Assembleia Legislativa no centro dos debates para o futuro do turismo no Paraná. “Estou extremamente feliz que a ACP esteja abraçando esta proposta como forma de promoção econômica do comércio paranaense”, destacou. Ele ressaltou a participação na elaboração da proposta do coordenador de Eventos e Comunicação da Prefeitura da Lapa, Márcio Assad.

Participaram da reunião Angelo Stroparo, da prefeitura de Piraquara; Eliana Bussmann Claret Bueno, empresária da Lapa; Fábio Chedid Silvestre, do Núcleo de Mídia e Conhecimento; Heloísa Nass, empresária de Curitiba; Leandro Mura, da LIGUIA-PR; Luci Jacomel; da ABGTUR; Márcio Assad, da Pousada Tropeira (Lapa); Suzana Gorniski, da ACIAL (Lapa); Viviane Vignoli, da LIGUIA-PR; e Maria Lucia Gomes, coordenadora de Saúde da ACP.