Adriano Lago recebe o Título de Cidadão Benemérito do Paraná Honraria é uma homenagem pelos mais de 30 anos dedicados a área da saúde.

21/11/2022 18h33 | por Trajano Budola
Iniciativa do deputado Michele Caputo (PSDB), a honraria foi entregue durante a sessão plenária

Iniciativa do deputado Michele Caputo (PSDB), a honraria foi entregue durante a sessão plenáriaCréditos: Orlando Kissner/Alep

Iniciativa do deputado Michele Caputo (PSDB), a honraria foi entregue durante a sessão plenária

Com mais de 30 anos de experiência no segmento médico/hospitalar, Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, recebeu na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (21) o Título de Cidadão Benemérito do Paraná. Iniciativa do deputado Michele Caputo (PSDB), a honraria foi entregue durante a sessão plenária.

“O Poder Legislativo reconhece sua competência como representante deste grande hospital de oncologia. Como superintendente, Adriano Lago promoveu uma revolução na instituição, introduzindo novas tecnologias e experiências exitosas de práticas para a qualidade de vida aos pacientes de câncer,”, explicou Michele Caputo.

O parlamentar citou o pioneirismo, o entendimento em saúde e a busca pela inovação como justificativas para a concessão do título ao gestor paranaense, natural de Curitiba. “Ainda a credibilidade para buscar recursos, tanto públicos quanto privados, que possibilitaram ao hospital criar unidades centralizadas como as de Irati e de Paranaguá”, afirmou.

Para Adriano Lago, o título concedido pelo Poder Legislativo é uma homenagem a toda a equipe do Hospital Erasto Gaertner. “Hoje somos reconhecidos nacionalmente. No campo de ensino temos pelo menos um profissional formado em cada estado brasileiro. Atuamos em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa”, afirmou.

Adriano Lago destacou ainda que no mês de dezembro o Erasto Gaertner Cancer Center completa 50 anos de história. “Apenas no último ano atendemos mais de 50 mil pacientes, geramos mais de 600 mil atendimentos e cerca de 2,3 milhões de procedimentos, sendo 80% para pacientes do Sistema Único de Saúde”, afirmou.

A concessão do título de cidadania benemérita paranaense foi aprovada pelos deputados ainda em 2020, mas a entrega oficial da honraria acontece só agora devido à pandemia. A Lei 20.286/2020 é fruto de projeto apresentando pelo deputado Michel Caputo.

Biografia - Nascido em Curitiba, casado e pai de três filhos, Adriano Rocha Lago é destaque em gestão na área da saúde, especialmente em unidades de tratamento contra o câncer. Formando em Análise de Sistemas pela UEPG, Lago tem MBA em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e é mestre em Biotecnologia Médica em Cancerologia pela UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Durante dez anos foi diretor Executivo do Hospital de Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos), sendo responsável pelas operações que envolviam seis mil atendimentos por dia. Foi o primeiro profissional não médico a gerenciar e liderar uma unidade de pesquisa clínica no Brasil.

Desde 2014, está à frente da gestão do Hospital Erasto Gaertner, referência nacional no atendimento oncológico. Sob a gestão de Lago, a unidade teve suas instalações ampliadas de 14 mil m² para 20 mil m², possibilitando a renovação de serviços obsoletos e ampliando a oferta de atendimento à população.

A produção institucional dobrou nos primeiros cinco anos da gestão de Lago, assim como houve uma ampliação das receitas do hospital. Lago promoveu a instalação do único Programa de Cirurgia Robótica do Paraná e Santa Catarina e a construção do primeiro hospital oncopediátrico do Brasil, o Erastinho.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação