Al Realiza Sessão de Entrega do Título de Cidadania Honorária

22/03/2006 19h17 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 22/03/06Jornalista: Flávia PrazeresA Assembléia Legislativa realizou nesta quarta-feira (22) uma sessão solene para conceder a entrega do título de cidadão honorário ao conselheiro do Tribunal de Contas, Rafael Iatauro. A homenagem foi proposta pelo deputado Geraldo Cartário (PMDB).“Esta homenagem é uma questão de justiça, é a recompensa que este parlamento oferece pelos seus longos anos de serviços prestados à sociedade paranaense, por sua conduta de vida, por sua dedicação e pelo exemplo que passa aos mais jovens”, afirmou Geraldo Cartário.Na seqüência, o conselheiro do TC, Rafael Iatauro falou de improviso, o que justificou com a afirmação de que queria falar com o coração. Durante seu discurso ele demonstrou sua satisfação em receber a homenagem e da representatividade deste título. Também teceu elogios à atual administração do governo estadual. “É uma honra ser um cidadão honorário de uma terra como esta, que tem um Parlamento sério e um Governo que não rouba e nem deixa roubar”, assinalou o homenageado.O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão felicitou a iniciativa e enalteceu a importância de prestar homenagens a figuras públicas de destaque. “É com grande satisfação que este parlamento concede tais honrarias, com o objetivo de sublimar o papel desempenhado por estes que não são nascidos neste Estado, mas podemos considerar filhos desta terra”, sublinhou Hermas.Também participaram da sessão solene o vice-governador, Orlando Pessuti, o desembargador Tadeu Marino Loyola Costa, o conselheiro, Heinz Herwig e o procurador geral da Justiça, Milton Riquelme de Macedo.BIOGRAFIA – Natural de São Simão (SP), Iatauro chegou ao Paraná em 1943. Durante sua vida aqui neste Estado, já assumiu funções no TC, como auditor, conselheiro e presidente. Esteve à frente da presidência do TC nos biênios de 1973/74, 1992/93 e 2001/02, sendo vice-presidente nos de 1971 e 1982, além de ocupar o cargo de corregedor geral em 11 oportunidades: 1968, 1972, 1975, 1980,1981, 1983, 1984, 1986, 1987, 1988 e 1989.Formado em Ciências Contábeis, Comunicação, Direito e Administração de Empresas, o conselheiro em sua carreira política também esteve à frente do Diretório Municipal de Curitiba e a vice-presidência do diretório regional do Paraná do extinto Partido Trabalhista Nacional (PTN). Além destas funções, Iatauro já foi professor, relações públicas, escrivão, entre outras atividades na iniciativa privada e entidades com atuação pública.