NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Alunos deverão ser informados sobre a gratuidade da emissão de certificados e diplomas
11h35
por Luiz Alberto Pena
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 / 4049
2 min de leitura
1.437 visualizações
O deputado Pedro Lupion (DEM) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que obriga as instituições de ensino superior no Paraná a afixar em local visível para seus alunos, em suas respectivas sedes, informações claras sobre a gratuidade na emissão de certificados e diplomas. De acordo com a proposta, que foi lida em Plenário na última terça-feira (19), faculdades e universidades terão que explicitar o conteúdo do art. 32, § 4º, da Portaria Normativa nº 40, do Ministério da Educação, datada de 12 de dezembro de 2007: “A expedição do diploma considera-se incluída nos serviços educacionais prestados pela instituição, não ensejando a cobrança de qualquer valor, ressalvada a hipótese de apresentação decorativa, com a utilização de papel ou tratamento gráfico especiais, por opção do aluno”.
Em caso do não cumprimento da obrigação, as instituições de ensino ficarão sujeitas a pena de multa de 300 UFP/PR (Unidade Fiscal Padrão do Estado do Paraná). “É uma prática muito comum entre as instituições de ensino, quando da conclusão dos cursos ministrados por elas, a cobrança pela emissão de certificados e diplomas, e até pelo simples ato de entrega desses documentos”, assinala o deputado Lupion. Assim, diante das constantes dúvidas quanto à legalidade da cobrança, segundo o parlamentar, “vê-se a necessidade da divulgação do conteúdo da Portaria editada pelo MEC, visando esclarecer a população quanto aos seus direitos”.
O projeto de lei será agora submetido à apreciação das comissões técnicas permanentes do Legislativo e, depois destes exames preliminares, poderá ser discutido e votado em Plenário, pelo conjunto dos deputados.
Em caso do não cumprimento da obrigação, as instituições de ensino ficarão sujeitas a pena de multa de 300 UFP/PR (Unidade Fiscal Padrão do Estado do Paraná). “É uma prática muito comum entre as instituições de ensino, quando da conclusão dos cursos ministrados por elas, a cobrança pela emissão de certificados e diplomas, e até pelo simples ato de entrega desses documentos”, assinala o deputado Lupion. Assim, diante das constantes dúvidas quanto à legalidade da cobrança, segundo o parlamentar, “vê-se a necessidade da divulgação do conteúdo da Portaria editada pelo MEC, visando esclarecer a população quanto aos seus direitos”.
O projeto de lei será agora submetido à apreciação das comissões técnicas permanentes do Legislativo e, depois destes exames preliminares, poderá ser discutido e votado em Plenário, pelo conjunto dos deputados.
Notícias Relacionadas
11:13
Deputado Professor Lemos (PT) destaca Tunas do Paraná por selo ouro nacional de alfabetização
Parlamentar celebra premiação de alunos pelo presidente Lula e aponta município como exemplo para o país
Leia mais
09:18
Programa de visitas guiadas da Assembleia Legislativa recebe quase 6 mil pessoas ao longo de 2025
Ao longo de 178 visitas, um total exato de 5.965 pessoas conheceu as dependências e o funcionamento da Casa de Leis do Paraná.
Leia mais
13:03
Alunos de Rio Bonito do Iguaçu visitam a Assembleia Legislativa
Leia mais
09:02
Visitas guiadas na Assembleia Legislativa promoveram educação e cidadania para os visitantes
Em 2024, participaram da visitação guiada 4.834 visitantes de 165 instituições diferentes.
Leia mais