Após três mandatos na Alep, Leprevost assumirá a Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos Eleito deputado federal, ele faz uma avaliação positiva de sua passagem de 12 anos pela Assembleia: “Foi uma experiência muito produtiva”.

30/12/2018 09h00 | por Eduardo Santana.
Deputado Ney Leprevost (PSD).

Deputado Ney Leprevost (PSD).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Ney Leprevost (PSD).

Após três mandatos como deputado estadual, Ney Leprevost (PSD) segue agora para mais um passo dentro da sua caminhada política. Nas eleições de 2018 o parlamentar garantiu uma vaga na Câmara Federal, depois de conquistar nas urnas um total de 99.399 votos. Mas logo após a posse, em Brasília, em 1º de fevereiro, ele se licenciará do cargo para compor a primeira linha da equipe do governador Ratinho Junior (PSD), como secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.

Ney faz uma avaliação positiva de sua passagem de 12 anos pelo Poder Legislativo do Paraná. “Nesse período, acredito, consegui manter minha coerência política sempre mantendo o diálogo com os meus colegas parlamentares, independente do viés político, e com os mais diferentes segmentos da sociedade paranaense. Foi uma experiência muito produtiva”, avalia.

Ney Leprevost iniciou sua trajetória na Casa em 2006, eleito com cerca de 53 mil votos. Em 2010 concorreu a reeleição e foi o deputado mais votado de Curitiba, com cerca de 80 mil votos. Já nas eleições de 2014, ele conquistou perto de 72 mil votos. Na Assembleia, teve atuação destacada na área da saúde, criando leis como a que garante a mamografia gratuita para mulheres a partir dos 35 anos. O deputado também é o autor, ao lado de outros deputados, da Lei da Ficha Limpa/Paraná, que veda a ocupação de cargos comissionados na administração pública do Estado por pessoas que foram condenadas criminalmente.

“Sempre levantei a bandeira da saúde dentro da minha atuação dentro da Assembleia Legislativa. Sempre busquei apresentar projetos que promovam saúde pública de qualidade à população paranaense. Mas também pudemos fazer uma atuação muito firme em nome da educação, dos professores, do esporte e na defesa do consumidor”, ressalta o parlamentar.

Em relação ao seu retorno ao Poder Executivo estadual, agora como secretário de Estado do governo Ratinho Junior, Ney afirma que vai utilizar justamente a experiência adquirida ao longo dos 12 anos em que atuou na Assembleia Legislativa do Paraná, somando-se aí também o tempo em que foi vereador em Curitiba e secretário do ex-governador Jaime Lerner. “Eu sempre guardarei lembranças importantes dos anos em que estive trabalhando pelos paranaenses aqui na Assembleia”, emendou.

Perfil – Ney Leprevost iniciou sua vida profissional aos 13 anos de idade como comentarista esportivo. Em 1996, aos 22 anos, foi eleito para o seu 1º mandato na Câmara Municipal de Curitiba. Pela atuação nas áreas social e de esporte, em 1999, durante o governo Jaime Lerner, foi convidado a assumir a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo. Em 2000 foi reeleito vereador de Curitiba. Nas eleições municipais para vereador no ano de 2004, foi o primeiro colocado na Câmara Municipal de Curitiba, reeleito com 18.582 votos.

Ney foi presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e é amigo da Rede Feminina de Combate ao Câncer, da Associação das Crianças Órfãs da AIDS, do Pequeno Cotolengo do Paraná e de mais 146 entidades.

No dia 12 de dezembro passado, por ocasião daquele que seria seu último pronunciamento como deputado estadual na tribuna da Alep, Ney Leprevost fez questão de destacar a importância da experiência adquirida no Parlamento paranaense, no desempenho das atividades em Plenário e nas comissões técnicas, na convivência com os colegas e com os funcionários da Casa.

Sobre os novos desafios em sua carreira política, Leprevost assegura que atuará sempre com muita firmeza e determinação. “Em 1º de fevereiro tomarei posse como deputado federal e protocolarei alguns projetos que serão acompanhados na Câmara pelo meu suplente, o deputado Evandro Roman. O mesmo já se comprometeu comigo em relação ao fim do foro privilegiado e as emendas para os hospitais do Paraná. Estarei apenas licenciado, podendo assumir o mandato a qualquer momento. Peço a Deus que me dê sabedoria e força para honrar meus eleitores e para realizar um trabalho sério e eficiente, dignificando o convite do nosso governador e o respaldo da sociedade paranaense”.