Aprovado na CCJ projeto que obriga os planos de saúde a notificarem clientes sobre descredenciamentos

28/09/2021 14h21 | por Assessoria parlamentar
Deputado Paulo Litro (PSDB).

Deputado Paulo Litro (PSDB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Paulo Litro (PSDB).

Foi aprovado nesta terça-feira (28/9), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei de autoria do deputado Paulo Litro (PSDB) que torna obrigatória a notificação prévia e individualizada pelas operadoras de planos de saúde sobre o descredenciamento de hospitais, clínicas, laboratórios, médicos e assemelhados, bem como a adesão de novos credenciados, aos seus clientes.

“O projeto foi aprovado de maneira unânime pelos integrantes da Comissão, que entenderam que a proposta visa a garantia de direito dos consumidores. Muitas vezes o descredenciamento prejudica diretamente os usuários, que contratam baseados em facilidade de acesso ou confiança em prestadores de serviço e acabam sendo surpreendidos quando estes deixam de atender determinados planos de saúde”, disse Paulo Litro.

A proposta estabelece que operadoras de planos de saúde devem realizar a notificação sobre descredenciamentos por meio eletrônico ou impresso no prazo máximo de 30 dias, bem como prevê sanções no caso de descumprimento, que incluem advertência e aplicação de multas.

O projeto seguirá para análise das Comissões temáticas antes de ir para votação em Plenário. Caso aprovada, será encaminhada para sanção ou veto do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação