A Associação Londrina Unida pelo Hospital Universitário (LUHU) está a caminho de conquistar a condição de utilidade pública estadual, por iniciativa do deputado estadual Tercilio Turini (CDN). O projeto de lei 197/2020 que concede o título foi aprovado em primeira discussão na sessão desta terça-feira (05) da Assembleia Legislativa do Paraná.
A utilidade pública estadual permite à instituição ampliar a sua participação em programas sociais, além de credenciá-la a pleitear recursos na esfera pública para suas ações. “A aprovação foi unânime pelos deputados, num reconhecimento ao importante trabalho da LUHU”, destaca o deputado.
Ele informa que o projeto vai à segunda votação e depois segue para sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Me sinto honrado em ser autor da proposta, por toda minha história como médico e diretor do HU de Londrina e conhecimento sobre como é importante o apoio da comunidade para fortalecer o maior hospital público do interior do Paraná”, enfatiza Turini.
A LUHU é uma instituição beneficente e que atua na arrecadação de recursos para o HU. Teve sua primeira atividade em 2015, numa campanha para aquisição de mobiliário para o hospital, e foi oficialmente criada em 2017. Já conseguiu diversas doações para melhorar a infraestrutura e equipar o HU.