Assembleia aprova instituição do “Dia das Comunidades Terapêuticas” no calendário oficial do Paraná
Iniciativa é da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas, coordenada pelo deputado Gilson de Souza
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta quarta-feira (16), em primeira discussão, o projeto de lei nº 771/2023, que institui o “Dia das Comunidades Terapêuticas” no calendário oficial do estado. A iniciativa é da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas, coordenada pelo deputado Gilson de Souza, e visa homenagear o importante trabalho realizado por essas instituições no apoio a pessoas que buscam superar o vício em drogas.
Durante a votação, o deputado Gilson de Souza destacou a relevância social das atividades desenvolvidas pelas comunidades terapêuticas. “Essas instituições têm realizado um trabalho com muita dedicação, atenção e carinho, mostrando que o amor e a fé podem salvar vidas, quebrar barreiras, como a dependência química, e despertar novos sonhos. Parabéns a todas as comunidades terapêuticas", ressaltou o parlamentar.
O presidente da COMPACTA (Comunidades Terapêuticas Associadas do Brasil), Thiago Massolin, enviou uma mensagem de agradecimento à Frente Parlamentar da Casa. “Queremos agradecer aos deputados que compõem a Frente Parlamentar de Apoio às Comunidades Terapêuticas pela aprovação desta lei que institui o Dia das Comunidades Terapêuticas. Esse é um passo significativo para o reconhecimento oficial dessas instituições, que atuam no Paraná há mais de 48 anos na recuperação de dependentes químicos e no apoio a seus familiares", afirmou.
A proposta aprovada também recebeu o apoio dos deputados Tercílio Turini, Gilberto Ribeiro, Delegado Jacovós, Cantora Mara Lima e Soldado Adriano José, que integram a Frente Parlamentar e têm trabalhado para fortalecer o papel das comunidades terapêuticas no estado.
Rede de atendimento
Além disso, tramita na Assembleia o projeto de lei nº 376/2024, que prevê a criação de uma rede de atendimento contra o uso de drogas no Paraná, contando com a participação das comunidades terapêuticas. A proposta, de autoria do Poder Executivo, já recebeu o apoio da Frente Parlamentar. O governo estadual estima um investimento de R$ 30 milhões no programa até 2026.
“Esse projeto, assinado pelo governador Ratinho Junior, representa mais um passo importante no apoio à recuperação de homens e mulheres cujas vidas foram afetadas pelas drogas. Entendo que essa iniciativa é de grande relevância e conta com meu total apoio. Através da Frente Parlamentar, estamos mobilizando a Alep para aprová-lo, unindo forças com o Poder Executivo nessa importante luta pela vida e pela reintegração dessas pessoas às suas famílias e à sociedade", concluiu o deputado Gilson.
Notícias Relacionadas
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia maisFórum realizado na Assembleia discute políticas públicas para comunidades terapêuticas
Realização do II Fórum Estadual Permanente de Comunidades Terapêuticas no Paraná foi uma iniciativa do deputado Gilson de Souza (PL)
Leia mais
Projeto de lei prevê a criação do Alerta Laranja para proteger crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
Texto de autoria do deputado Gilson de Souza (PL), em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná, prevê resposta imediata, atendimento prioritário e integração da rede de proteção.
Leia mais
Assembleia realiza II Fórum Estadual Permanente de Comunidades Terapêuticas no Paraná
Proposto pelo deputado Gilson de Souza (PL), o evento acontece na sexta-feira (12) e vai debater segurança jurídica, fortalecimento institucional e políticas públicas para o setor.
Leia mais