Assembleia aprova projeto que define o retorno dos deputados ao plenário

15/12/2020 18h43 | por Trajano Budola
Podcast Projeto de Resolução aprovado pelos deputados define regras para utilização do sistema remoto e presencial. Expectativa é que os trabalhos presenciais na Assembleia Legislativa sejam retomados em fevereiro.

Projeto de Resolução aprovado pelos deputados define regras para utilização do sistema remoto e presencial. Expectativa é que os trabalhos presenciais na Assembleia Legislativa sejam retomados em fevereiro.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Projeto de Resolução aprovado pelos deputados define regras para utilização do sistema remoto e presencial. Expectativa é que os trabalhos presenciais na Assembleia Legislativa sejam retomados em fevereiro.

A Assembleia Legislativa aprovou durante a sessão plenária remota desta terça-feira (15) um projeto de resolução apresentado pela Comissão Executiva da Casa que define como deve ser o retorno dos deputados às atividades a partir de fevereiro do ano que vem.

A intenção é que o processo seja gradual e de forma mista, ou seja, tanto com os trabalhos dos parlamentares presencial ou remotamente por conta da pandemia da Covid-19. O projeto se refere às votações em plenário ou nas comissões permanentes.

O Sistema de Deliberação Misto (SDM) vai levar em consideração todas as normas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde para que os espaços físicos sejam ocupados, como o limite máximo de 50% dos parlamentares no plenário.

Quem deu detalhes de como deve funcionar o sistema, que será implementado em 2021, foi o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

O projeto de resolução, aprovado em dois turnos e já apto à promulgação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), foi votado em dois turnos nas sessões plenárias remotas ordinária e extraordinária.

O Sistema de Deliberação Misto garante que as sessões plenárias e reuniões de comissões sejam públicas e transmitidas pela TV Assembleia e redes sociais do Legislativo.

Desde o dia 23 de março deste ano, a Assembleia Legislativa realiza as sessões plenárias de modo remoto, sendo pioneira na criação de um aplicativo próprio para as votações dos projetos de leis.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação