Assembléia Comemora 152 Anos da Polícia Civil do Paraná

14/09/2005 19h36 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 14/09/05Jornalista: Flávia PrazeresASSEMBLÉIA COMEMORA 152 ANOS DA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁA Assembléia Legislativa realizou nesta quarta-feira (14) sessão solene em comemoração aos 152 Anos da Polícia Civil do Paraná, por proposição dos deputados do PMDB, Alexandre Curi e Delegado Bradock. Em seu pronunciamento, Curi lembrou alguns trechos da Constituição Federal, que estabelece a segurança pública como sendo dever do Estado e direito e responsabilidade de todos os cidadãos. Além disso, citou as ações empreendidas pelo atual governo estadual, fazendo menção a Campanha do Desarmamento e a integração das forças policiais. “Os policiais civis do Paraná têm sabido equilibrar sua atuação entre a moderação e a firmeza, entre a liberdade e a ordem, enfim, entre o direito e a justiça”, completa Curi. Na seqüência foi concedida a palavra ao delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Jorge Azôr Pinto, que também falou sobre as ações do Executivo e os progressos alcançados pela instituição. “É uma honra muito grande comemorar o aniversário da nossa instituição, cabendo ressaltar que a Polícia Civil possui a mesma idade da Emancipação Política de nosso Estado. A entidade vem atingindo uma maturidade talvez jamais imaginada, com a modernização e a capacitação de seus funcionários”, afirmou. “A Polícia Civil do Paraná é claro que anseia por mais, mas diante das dificuldades enfrentadas por todos os organismos de segurança no país, encontra-se em uma posição privilegiada. Ainda assim, esta instituição deseja um Plano de Carreira para seus funcionários, ofertando chances, não simplesmente salarial, mas também a conquista de uma promissora carreira”, enfatiza o delegado. O secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari também fez uso da palavra, falando da importância da instituição para o Estado e dos avanços alcançados. Delazari citou ainda o fato da entidade ser pioneira no país, com a instalação de um curso de pós-graduação na Escola de Polícia Civil. A mesa da sessão solene foi composta pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), pelo vice-governador do Estado, Orlando Pessuti, pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, pelo procurador geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, pelo delegado geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, pelo comandante da Polícia Militar do Paraná, David Antonio Pancotti, pelo desembargador João Kopytowski e por mais dois deputados Delegado Bradock (PMDB) e Natálio Stica (PT).