Assembléia Comemora Data Nacional da Consciência Negra

21/11/2005 19h05 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 21/11/05Jornalista: Flávia Prazeres A Assembléia Legislativa realizou nesta segunda-feira (21) uma sessão solene em Comemoração à Data Nacional da Consciência Negra e dos 310 Anos de Imortalidade de Zumbi dos Palmares. A iniciativa é da deputada Luciana Rafagnin (PT). A sessão ocorreu no plenarinho sob a presidência do deputado Hermas Brandão (PSDB), propositor do projeto de lei que autoriza o governo do Estado a criar o Programa SOS Racismo, conjunto de ações que visam combater quaisquer manifestações de preconceito e discriminação de caráter racial, ético, religioso, sexual, etário ou por deficiência física. Durante a solenidade, Hermas reiterou o seu apoio às causas sociais e políticas públicas a fim de banir da sociedade ações criminosas e preconceituosas. A deputada Luciana Rafagnin falou sobre a consciência negra e a superação dos preconceitos apresentando em números algumas práticas discriminatórias. Segundo os estudos do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), 43% da população negra encontra-se abaixo da linha da pobreza e 19% dos negros brasileiros recebem menos de um quarto do salário mínimo por mês. Na ocasião, 18 personalidades foram homenageadas pela Assembléia Legislativa, pelo Consulado da República do Senegal, pelo Centro de Integração Social, Cultural, Comercial e Turístico Afro-Brasileiro e pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Senegal-África. Entre elas, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Junior, o diretor presidente do Procon/Pr, Algaci Túlio e a idealizadora do Programa Alegria de Viver, especial sobre o Continente Africano, veiculado pela Tv Educativa. Estiveram presentes durante a solenidade, o presidente da Casa, deputado Hermas Brandão, o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, o secretário especial para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, o cônsul honorário do Senegal, Ozeil Moura dos Santos, representando a Câmara de Curitiba, o vereador Manassés Oliveira e os deputados André Vargas (PT) e Elza Correia (PMDB).HOMENAGEM – Por proposição do deputado Tadeu Veneri (PT) foi concedido o grande expediente da sessão plenária para prestar uma homenagem à Comunidade Invernada Paiol de Telha de Guarapuava. A solenidade prestada foi em reconhecimento à comunidade remanescente de Quilombos, outorgada pela Fundação Cultural Palmares. “É uma homenagem justa e merecida a uma das primeiras comunidades quilombolas do Brasil”, enfatizou Veneri. Na ocasião foi entregue ao representante da comunidade, Domingos Gonçalves Guimarães o pinhão de ouro, símbolo do Estado do Paraná.