Assembleia destaca atuação do ex-deputado Léo de Almeida Neves

04/11/2020 11h10 | por Diretoria de Comunicação
O ex-deputado estadual e federal, Léo de Almeida Neves, que faleceu no último dia 2.

O ex-deputado estadual e federal, Léo de Almeida Neves, que faleceu no último dia 2.Créditos:

O ex-deputado estadual e federal, Léo de Almeida Neves, que faleceu no último dia 2.

A Assembleia Legislativa do Paraná do aprovou nesta quarta-feira (4) voto de pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual e federal, Léo de Almeida Neves, ocorrido na segunda (2). A homenagem foi proposta pelo deputado Romanelli (PSB) e apoiada pelos demais deputados.

“Tive a honra de conhecer e de trabalhar com Léo de Almeida Neves em diversas oportunidades. Ele deixou um grande legado na política paranaense e na política brasileira. Uma trajetória de defesa da democracia e de trabalho em favor do desenvolvimento do Paraná”, disse Romanelli.

Durante a sessão plenária desta quarta-feira, o deputado Anibelli Neto (MDB) destacou a grande liderança de Leo de Almeida Neves para o Estado. “Um sujeito de 88 anos que tem uma história limpa, honesta, digna e que sem sombra de dúvida deixa uma grande lacuna. Uma perda muito grande pela sua biografia, sua história”.

Nascido em Ponta Grossa em 22 de março de 1932, Léo de Almeida Neve formou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná e Direito pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou no Diário do Paraná e publicou artigos em vários jornais.

Em 1958, se elegeu deputado estadual pelo PTB. Em 1966, foi eleito deputado federal. E em 1969, teve o mandato cassado pelo regime militar, através do AI-5. Também exerceu vários cargos: foi diretor da carteira de crédito agrícola do Banco do Brasil, no governo João Goulart; presidente do conselho de administração da Copel, no governo José Richa e diretor no Banestado.

Em 1985 foi o primeiro deputado federal do PDT e entre 1995 e 2003 esteve na suplência de Roberto Requião no Senado. Fazia parte da Academia Paranaense de Letras e escreveu vários livros, como ‘Destino do Brasil: Potência Mundial, A Era Vargas Continua’, ‘Vivência de Fatos Históricos’, ‘Segredos da Ditadura de 1964’ e ‘Privatizações de FHC. A Era Vargas Continua’.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação