Assembleia discute impactos da Copa do Mundo de 2014 na Região Metropolitana de Curitiba

09/11/2011 13h54 | por Rodrigo Rossi

Audiência pública, proposta pelo deputado Toninho Wandscheer (PT), debate os impactos da Copa do Mundo de 2014 na Região Metropolitana de Curitiba.Créditos: Nani Gois/Alep

Os impactos da Copa do Mundo de 2014 na Região Metropolitana de Curitiba foram tema de discussão na manhã desta quarta-feira (9) na Assembleia Legislativa. A capital paranaense será uma das 12 sedes do evento esportivo e motivou, portanto, uma audiência pública por parte do presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos, deputado Toninho Wandscheer (PT). O secretário de Estado para Assuntos da Copa 2014, Mário Celso Cunha, apresentou os projetos e investimentos do Governo do Estado, em parceria com o governo federal e a Prefeitura Municipal de Curitiba, para a competição, e que vão beneficiar a Região Metropolitana, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa.

De acordo com o secretário, a mobilidade urbana, com obras no eixo viário que integra Curitiba e os municípios da RMC, está entre os benefícios. Por consequência, a Copa do Mundo vai movimentar a economia, gerar empregos e incentivar o turismo. “É importante este debate com a Assembleia Legislativa. Existem três pontos fundamentais nestes investimentos da Copa, assumidos pelo governo, que são transparência, integração e o legado, ou seja, o que vai ficar como resultado permanente das obras, como benefícios que não vão embora quando o evento acabar. E os municípios serão beneficiados, porque hoje falamos na Grande Curitiba, que envolve a Região Metropolitana”.

A audiência contou ainda com a presença do relator da Comissão da Copa na Câmara Municipal de Curitiba, Juliano Borghetti (PP), da presidente da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, Ana Miranda, do diretor técnico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Sandro Almir Setim, da engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Suzana Lins da Costa, e da coordenadora do curso de Turismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Raquel Panke Apolo, além de lideranças e moradores de diversos municípios da Região Metropolitana.

“A Copa do Mundo antecipa muitas obras, que já estão planejadas e serão executadas, como é o caso do metrô, que veio também em função da projeção do evento em Curitiba. Hoje existe uma grande metrópole chamada Região Metropolitana de Curitiba, e queremos discutir o impacto do evento. Tenho certeza que haverá um benefício muito grande com a Copa, principalmente de integração e melhorias com as obras. É preciso, portanto, que haja união das diferentes esferas para conquistarmos investimentos para a Grande Curitiba”, avaliou o deputado Toninho Wandscheer.