Assembleia discute inclusão digital em audiência com provedores regionais de internet Evento acontece na terça-feira (2), a partir das 9h30, no Plenarinho da Alep, conforme proposição dos deputados Evandro Araújo e Nelson Luersen.

15/04/2017 07h30 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Rosi Guilhen.
Deputados Nelson Luersen (PDT) e Evandro Araújo (PSC).

Deputados Nelson Luersen (PDT) e Evandro Araújo (PSC).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputados Nelson Luersen (PDT) e Evandro Araújo (PSC).

Conforme proposição dos deputados Evandro Araújo (PSC) e Nelson Luersen (PDT), a Assembleia Legislativa do Paraná promove na terça-feira (2), a partir das 9h30, em seu Plenarinho, uma audiência pública sobre “Provedores Regionais de Internet no Paraná e RedeTelesul”. No Paraná, cerca de 500 empresas atuam na área, atendendo 700 mil residências, com participação de 33% do mercado de internet fixa.

“Os provedores regionais estão presentes em praticamente todos os 399 municípios paranaenses, incluindo as regiões mais distantes, onde as grandes operadoras não atuam. Ao promover a inclusão digital, esses empreendedores regionais ligam o Paraná, levando acesso à informação, educação e desenvolvimento econômico. Eles atendem desde pequenos municípios até comunidades rurais e indígenas”, explica Evandro Araújo.

Na audiência, serão debatidos o direito de passagem em estradas estaduais para acomodar os cabos, a tributação imposta aos provedores regionais nos diferentes serviços que são oferecidos e acesso ao crédito. Representantes do setor e do poder público vão discutir formas de ampliar o acesso à internet e inclusão digital no Paraná. “É uma maneira de aproximar os empresários do setor, Legislativo e Executivo para discutir as demandas deste setor responsável pela inclusão digital no nosso estado”, comenta o deputado Nelson Luersen.

Pele RedeTelesul, associação que representa micro e pequenas empresas, estarão presentes o presidente Rosauro Baretta; o presidente do Conselho, Marcelo Siena; o diretor de Regulamentação, Benedito de Matos; e Paulo Henrique da Silva, do Departamento Jurídico. Confirmaram presença o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Marcel Henrique Micheletto, o engenheiro Eduardo Augusto Moreira Junior, representando o DER, e o gerente do Departamento da Gestão Operacional da Copel Distribuição, Helder Cordeiro Barroso.