NOTÍCIA
Notícia
Assembleia faz sessão solene para homenagear batalhões da Polícia Militar
18h56
por Sandra C. Pacheco
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
2 min de leitura
1.802 visualizações
Por iniciativa do deputado Mauro Moraes (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene ao final da tarde desta quinta-feira (12) para entrega de menções honrosas a policiais militares do 12º, 13º e 20º Batalhão, integrantes do Comando de Policiamento da Capital, criado em 1976. Os escalões intermediários de comando são responsáveis pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública.
O 20º Batalhão, oriundo da remodelação do antigo Regimento de Polícia Montada, tem jurisdição sobre 29 bairros de Curitiba, do Alto Boqueirão ao Cachoeira, que abrigam 620 mil habitantes. Pertence a ele a primeira Unidade Paraná Seguro (UPS), projeto semelhante às Unidades de Policia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro. Criada com o objetivo de garantir segurança em áreas de risco, foi primeiramente instalada no bairro Uberaba, em março de 2012. Segundo dados da Polícia Militar, somente em seu primeiro ano de implantação esta UPS alcançou uma redução de 30% nos homicídios na região, 25% nos roubos e 26% nos furtos, registrando-se ainda um aumento de 52% nas prisões por crimes envolvendo o tráfico de drogas.
Cento e cinquenta integrantes dos três batalhões receberam os diplomas na solenidade desta tarde, no Plenário do Legislativo, bem como o comandante-geral da Policia Militar do Paraná, coronel Cesar Vinicius Kogut. A homenagem aos policiais – oficiais e praças – foi aprovada por unanimidade na Assembleia.
O 20º Batalhão, oriundo da remodelação do antigo Regimento de Polícia Montada, tem jurisdição sobre 29 bairros de Curitiba, do Alto Boqueirão ao Cachoeira, que abrigam 620 mil habitantes. Pertence a ele a primeira Unidade Paraná Seguro (UPS), projeto semelhante às Unidades de Policia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro. Criada com o objetivo de garantir segurança em áreas de risco, foi primeiramente instalada no bairro Uberaba, em março de 2012. Segundo dados da Polícia Militar, somente em seu primeiro ano de implantação esta UPS alcançou uma redução de 30% nos homicídios na região, 25% nos roubos e 26% nos furtos, registrando-se ainda um aumento de 52% nas prisões por crimes envolvendo o tráfico de drogas.
Cento e cinquenta integrantes dos três batalhões receberam os diplomas na solenidade desta tarde, no Plenário do Legislativo, bem como o comandante-geral da Policia Militar do Paraná, coronel Cesar Vinicius Kogut. A homenagem aos policiais – oficiais e praças – foi aprovada por unanimidade na Assembleia.
Notícias Relacionadas
11:59
Comissão de Segurança aprova PL que agiliza obtenção de licenciamento emitido pelos Bombeiros do Paraná
Alteração é uma das medidas de projeto enviado pelo Executivo que visa desburocratizar atos administrativos da corporação; projeto ainda precisa ser aprovado em Plenário.
Leia mais
17:19
Fundo Estadual de Políticas sobre Drogas é aprovado na Comissão de Segurança Pública
Originário da Mensagem nº 09/24 do Poder Executivo, o projeto de Lei atualiza a Lei nº 17.244/12 que instituiu o Fundo estadual de Políticas sobre Drogas (FESD).
Leia mais
18:24
Código Disciplinar da Polícia Civil do Paraná é aprovado na Comissão de Segurança Pública
Deputado Tito Barrichello (União Brasil) presidiu a reunião que avaliou e aprovou dois projetos em pauta.
Leia mais
14:27
Comissão de Segurança Pública apresenta balanço de 2023
A comissão é presidida pelo deputado Soldado Adriano José (PP).
Leia mais