Assembleia homenageia os 50 anos de criação dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária Sessão solene foi proposta pelo deputado Anibelli Neto (MDB) que também é médico veterinário.

06/08/2019 20h18 | por Thiago Alonso

Sessão solene homenageia o cinquentenário da Lei 5517/68, que cria os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária e entrega do prêmio Clotilde de Lourdes Branco Germiniani de Saúde Pública.Créditos: Orlando Kissner/ Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu na noite desta terça-feira (6) uma sessão solene para comemorar o Cinquentenário da Lei nº 5.517/68, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. Na oportunidade também foram entregues a 1ª edição do Prêmio Clotilde de Lourdes Branco Germiniani de Saúde Única e os diplomas para presidentes dos Conselhos Regionais e ex-presidentes do Conselho paranaense. A proposição da solenidade ocorreu por iniciativa do deputado Anibelli Neto (MDB).

De acordo com o parlamentar, a medicina veterinária é fundamental para a saúde da população. “É um orgulho propor esta sessão solene. Tenho uma satisfação muito grande, pois sempre trabalhamos em defesa e valorização da classe. Esta noite é uma parte muito bonita de minha biografia”, disse Anibelli, que também é médico veterinário.

Rodrigo Távora Mira, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná, fez uma defesa da profissão. Ele lembrou a necessidade dos conselhos para fiscalização do ensino da medicina veterinária no País. “O Brasil precisa de médicos veterinários de qualidade, comprometidos com a ética e a sociedade, possuidores de uma visão humanista e crítica. Os conselhos garantem esta formação”, disse.

Mário Eduardo Pulga, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, representando o Sistema CFMV/CRMVs, elogiou o trabalho do conselho paranaense. “O Paraná é um estado diferente; é um estado forte, bom, que serve de exemplo. É uma grande alegria estar aqui para compartilhar este aniversário”.

O ex-governador e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná, Orlando Pessuti, falou de sua emoção em participar da solenidade. "Estou em meio a colegas, professores, companheiros de uma trajetória de vida. É muito importante celebrarmos estes 50 anos, pois somos os grandes responsáveis pela saúde humana ao cuidarmos da saúde animal”, complementou.

Prêmio – O Prêmio Clotilde de Lourdes Branco Germiniani de Saúde Única é uma premiação destinada a médicos veterinários e instituições atuantes no Estado do Paraná que tenham contribuído para a saúde humana, animal e do meio ambiente. Receberam a honraria Ronei Volpi (na categoria Destaque Extensão), Italmar Navarro (Destaque Pesquisador), Centro de Controle de Zoonoses Dr. Dorival Jorge Junior (Destaque Políticas Públicas), Antônio Felipe Paulino de Figueiredo Wouk (Destaque Educação) e Natal Jataí de Camargo (Destaque “One Health”).

Nascida no Rio Grande do Sul, Clotilde de Lourdes Branco Germiniani se graduou em medicina veterinária pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná no ano de 1959. Tornou-se a primeira mulher e a pessoa mais jovem no Brasil a assumir uma cátedra, aos 28 anos de idade, no curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora e pós-doutora, conquistou seu espaço nas mais importantes instituições.

Foi Acadêmica Titular Fundadora da Academia Paranaense de Medicina Veterinária e Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de Lyon, na França, da Academia Paranaense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, de São Paulo, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Fundadora da Sociedade Brasileira de História da Medicina. E muito mais.

De acordo com Anibelli Neto, a escolha do nome de Clotilde para o Prêmio representa não somente uma homenagem, mas a esperança de que sua trajetória de sucesso inspire a formação de novos profissionais tão competentes quanto humanos.

Histórico – Há 50 anos, a Lei nº 5.517/68 passou a regulamentar a profissão de médico veterinário e estabeleceu a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. De autoria do Deputado Federal Sadi Coube Bogado, a legislação transferiu a função fiscalizadora e regulamentadora da medicina veterinária, antes sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, à própria classe. Dois meses depois foi instituída a profissão de zootecnista pela Lei nº 5.550, que também passou a ser regulamentada e fiscalizada por esses Conselhos.

O Sistema CFMV/CRMVs tem a importante missão de fiscalizar, orientar e disciplinar o exercício das profissões. Desta forma, visa garantir um serviço de qualidade à sociedade. Contribui através de suas atividades para a formação e valorização de médicos veterinários e zootecnistas que, no exercício de suas profissões, promovam a segurança e o bem-estar dos cidadãos.