Assembleia Legislativa aprova projeto que concede a Prudentópolis o título de Capital Paranaense das Cachoeiras
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o Projeto de Lei nº 486/2025, que concede ao município de Prudentópolis o título de Capital Paranaense das Cachoeiras.
A proposta foi apresentada pelo bloco PT-PDT, à época liderado pela deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), e contou com o apoio dos deputados Arilson Chiorato (PT), Professor Lemos (PT), Dr. Antenor (PT), Goura (PDT), Ana Júlia (PT), Renato Freitas (PT) e Requião Filho (PDT).
O reconhecimento se baseia na grande concentração de quedas d’água no município, que já conta com mais de 100 cachoeiras catalogadas, muitas delas com mais de 100 metros de altura.
Entre os principais atrativos está o Salto São Francisco, com 196 metros de queda livre, a maior cachoeira da região Sul e a quinta maior do Brasil, além do Salto São Sebastião, que também se destaca pela altura e beleza.
O projeto destaca o potencial turístico e ambiental de Prudentópolis, apontando a importância da preservação das áreas naturais e do desenvolvimento sustentável da região. A expectativa é de que o título contribua para fortalecer o turismo local e ampliar a visibilidade do município.
Fundado em 1906, Prudentópolis tem forte influência da imigração europeia, especialmente ucraniana, e se destaca pela extensão territorial e pela riqueza hídrica. Rios como São Francisco, dos Patos, Ivaí, São Sebastião, São João e Barra Grande ajudam a formar o conjunto de paisagens naturais que caracterizam o município.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) solicita dados sobre segurança pública e impactos da ampliação da Penitenciária de Francisco Beltrão
O pedido busca garantir mais transparência e acesso a informações técnicas que possam subsidiar o debate público sobre o projeto de expansão da unidade prisional.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) questiona SESA sobre contratação temporária e cobra nomeação de aprovados em concurso
No requerimento, a deputada solicita que a Secretaria esclareça a finalidade da contratação temporária, apresente a justificativa para sua realização diante da existência de um concurso vigente e informe o cronograma previsto para a nomeação dos candidatos aprovados.
Leia mais"Agepar destina R$ 3,9 bilhões dos precatórios da Sanepar aos consumidores", destaca deputada Luciana Rafagnin (PT)
Valor de precatório da União será aplicado integralmente na redução das tarifas de água e esgoto; companhia já anunciou recurso.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) defende valorização dos profissionais da educação
A parlamentar ressaltou que a luta pela reestruturação das carreiras representa uma questão de justiça para os profissionais que atuam diariamente nas escolas paranaenses.
Leia mais