Assembleia Legislativa decreta luto oficial pelo falecimento do ex-deputado Duílio Genari O ex-parlamentar, que morreu aos 85 anos, atuou por sete mandatos consecutivos na Casa de Leis.

02/03/2023 21h41 | por Diretoria de Comunicação

O ex-deputado Duílio Genari foi um grande defensor do fortalecimento dos municípios paranaenses.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-deputado Duílio Genari, ocorrido na data de hoje, aos 85 anos. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), lembrou da dedicação do ex-parlamentar, que por sete mandatos consecutivos atuou na Casa de Leis e manifestou votos de condolências aos familiares. “Convivi com Duílio por muitos anos, homem integro e dedicado à vida pública. Meus sinceros sentimentos à família”, afirmou.

Defensor da autonomia e do fortalecimento dos municípios paranaenses, o deputado estadual Duílio Genari conheceu de perto os problemas enfrentados pelos administradores municipais. Quando foi prefeito de Toledo no final da década de 70, ele dividiu as funções de chefe do Executivo com o cargo de presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). Ingressou na política com o pé direito. Ao disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores, na qual exerceu a presidência, obtendo a maior votação na história de Toledo.

Trajetória - Gaúcho de Veranópolis, onde nasceu em 10 de maio de 1937, Genari pertence a uma família de origem italiana que imigrou para o Brasil no final do século XIX, dedicando-se à agricultura na região serrana do Rio Grande do Sul. Ao completar 15 anos, acompanhou os pais e irmãos que deixaram a cidade natal para fixar residência no Oeste paranaense. Casado e pai de três filhos, ele conciliava as atividades no Legislativo com a profissão de industrial. Sua primeira tentativa para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa aconteceu em 1986, quando concorreu pelo PDS e ficou na 1ª suplência. Assumiu a vaga em março de 1990, permanecendo até agosto. Naquele ano, disputou a eleição pelo PFL e foi eleito com 11.317 votos. A reeleição viria quatro anos mais tarde, pelo PP, somando 29.781 votos. No final de 1995, filia-se ao PPB (Partido Progressista Brasileiro), e ocupa o cargo de líder da bancada em 1996. Em 98, conquista seu quarto mandato com 34.213 votos. Já nas eleições 2002, repete o desempenho eleitoral e mantêm sua cadeira no Legislativo com o apoio de 33.385 eleitores.

Com 36.999 votos, nas últimas eleições de 2006, aumentou sua representatividade, conquistando seu sexto mandato, tornando-se uma lenda viva, de político sério, ciente de seus direitos e deveres, que ao longo dos mais de 37 anos de vida pública, destaca-se como parlamentar regionalista, sempre preocupado com tudo que diz respeito ao bem coletivo. Como homem público, o deputado estadual Duílio Genari recebeu diversas manifestações de reconhecimento de seu trabalho na Assembleia Legislativa, bem como, os 8 (oito) Títulos de Cidadão Honorário oferecidos pelas Câmaras de Vereadores dos municípios de: Toledo Assis Chateaubriand Formosa do Oeste Iguatu Maripá Nova Santa Rosa Quatro Pontes e Tupãssi.

Na Legislatura encerrada em 31 de janeiro de 2011, foi presidente da Comissão de Tomadas de Contas e vice-presidente da Comissão de Fiscalização. No mesmo período, integrou as Comissões de Redação, Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Finanças e Constituição e Justiça. O Deputado Duílio Genari permanece, no último mandato, na presidente da Comissão de Tomadas de Contas. Integrou também as Comissões de Constituição e Justiça Orçamento Fiscalização da Assembleia Legislativa e Assuntos Municipais Agricultura Obras Públicas, Transportes e Comunicação e de Assuntos Metropolitanos, e como suplente integrou as Comissões de Finanças de Segurança Pública de Saúde Pública de Defesa do Consumidor e de Defesa dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente.