Assembleia Legislativa homenageia os 34 anos da Unilivre
Reconhecimento ocorreu na tarde desta terça-feira (3), no Plenário do Poder Legislativo.
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) entregou, nesta terça-feira (3), uma menção honrosa em comemoração aos 34 anos da Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente). Segundo Romanelli, muito antes de a ONU estabelecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2015, e das mudanças climáticas ganharem espaço nas agendas governamentais, a Unilivre já desenvolvia projetos voltados à educação ambiental e à promoção de práticas sustentáveis. A entidade foi criada em 1991, em Curitiba, por Jaime Lerner.
“Costumamos dizer que algumas ações e propostas estão à frente do seu tempo. Esse é o caso da Unilivre há 34 anos. Hoje, a instituição é reconhecida pela trajetória pioneira e por ser uma referência nacional e internacional em sustentabilidade, educação ambiental e planejamento urbano alinhado aos ODS da ONU”, destacou o deputado.
A atuação global é outro pilar da universidade. A Unilivre já representou o Brasil em importantes fóruns internacionais, como a COP28, realizada em Dubai (2023), a Conferência de Bonn sobre Mudanças Climáticas (2023) e o Fórum Mundial da Água, em Bali (2024).
Declarada de utilidade pública nas esferas municipal e estadual, a Unilivre, segundo Romanelli, deixa um legado que inspira não apenas políticas ambientais, mas também uma nova consciência cidadã — essencial para enfrentar os desafios do século XXI.
Quem recebeu a homenagem foi Francisco Gevaerd, diretor-superintendente da instituição. “Ninguém falava de sustentabilidade. Nós já nascemos ESG (Environmental, Social and Governance), como se diz hoje, né? Sempre cuidando da natureza. Foi graças ao trabalho da Unilivre que conseguimos preservar os grandes bosques e manter Curitiba como um exemplo de cidade verde. E isso conseguimos levar para outros estados, cidades e até para fora do Brasil”, afirmou Gevaerd.
Segundo ele, o protagonismo da instituição segue em alta. Atualmente, a Unilivre conduz o maior projeto de preservação ambiental do Brasil: a recuperação do Rio Araguaia.
Notícias Relacionadas
Sebrae mostra pujança da agricultura familiar do Norte Pioneiro, destaca deputado Romanelli (PSD)
Parlamentar defende que inovação no campo vai além da tecnologia e passa pela certificação e pela agroecologia.
Leia maisSessão Solene na Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE
Deputados reconheceram o papel fundamental da instituição para a história do Brasil e para a construção de políticas públicas.
Leia mais
Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE em Sessão Solene na próxima terça-feira (26)
Homenagem é proposta pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT).
Leia maisParaná terá Câmara Técnica do Porco Crioulo na Secretaria da Agricultura, afirma deputado Romanelli (PSD)
De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa é estimular a criação, a comercialização e a manutenção das raças crioulas no estado.
Leia mais