A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou a equipe do Coritiba Crocodiles pela conquista do Brasil Bowl 2025, o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, no último dia 6 de dezembro. A sessão solene, proposta pelo deputado Ney Leprevost (UNIÃO), reconheceu a importância da equipe, que conquistou seu quarto título no principal torneio do esporte no país, superando uma tragédia que abalou o time. Em setembro de 2024, um acidente com o ônibus que transportava a delegação do Crocodiles para um jogo no Rio de Janeiro resultou na morte dos atletas Daniel Santos, Lucas Padilha e Lucas Barros.
A dor e o luto pela perda dos amigos levaram a equipe a uma pausa nas atividades por cerca de seis meses. O retorno na atual temporada representou a retomada da trajetória vitoriosa do Croco, como o time é conhecido, começando com o 12º título estadual, e culminando com a conquista nacional, ao derrotar o Recife Mariners no Estádio Couto Pereira. Esse título se soma às vitórias nas edições de 2013, 2014 e 2022 do Brasil Bowl.
“Eles merecem, são tetracampeões brasileiros, 12 vezes campeões paranaenses. As meninas também são campeãs paranaenses. O Coritiba Crocodiles traz muito orgulho para todos que vivem no nosso estado. Sempre incentivamos o esporte, porque o esporte é vida, é saúde. E é também uma ferramenta extraordinária para manter as crianças longe das ruas, longe do crime, longe da violência e dentro da escola. Então, tudo o que pudermos fazer para incentivar o esporte, nós fazemos”, destaca o deputado, lembrando que a equipe feminina do Crocodiles é a atual campeã estadual de flag football, uma versão "mais leve" do futebol americano, que fará parte dos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A equipe masculina de flag football do Croco também já conquistou dois títulos estaduais.
Documentário
A redenção da equipe, da tragédia até a recente conquista nacional, será tema de um documentário produzido pela NFL, a liga norte-americana da modalidade. As gravações foram encerradas durante o Brasil Bowl, e o documentário deve ser lançado em 2026.
“Foi uma temporada muito pesada, um peso imensurável, um trabalho de resiliência que fizemos para eternizar esses atletas, nossos irmãos que perdemos. Realmente, foi uma história de filme e, no final, deu tudo certo. Só temos gratidão por tudo o que aconteceu este ano com a gente. A NFL nos acompanhou nessa história que terminou com chave de ouro. Até o mesmo diretor do documentário disse que nem imaginava esse roteiro, que terminou com o tetracampeonato”, conta Adan Rodrigues, presidente do Coritiba Crocodiles, que agradeceu pela homenagem da Casa de Leis.
“Essa honraria é sensacional. Poder ser reconhecido pelo esporte que praticamos e projetar o nome do município nacional e mundialmente é muito importante. Então, ficamos muito gratos por receber essa homenagem”, conclui.
HOMENAGEM AO CORITIBA CROCODILES
Carregando fotos...