
A Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná homenageou nesta segunda-feira (29) 12 instituições de Curitiba e região que são referência na regulação de doações de órgãos e nas cirurgias de transplantes, atuando de forma exemplar no Brasil para salvar vidas e reduzir o sofrimento de pacientes e seus familiares. O reconhecimento dos deputados estaduais com a entrega de diploma de Menção Honrosa, na sala da presidência do Legislativo paranaense, marcou o Dia Nacional de Doação e Tecidos - celebrado em todo o país em 27 de setembro.
O médico e deputado Tercilio Turini (MDB), presidente da Comissão de Saúde, agradeceu pelo trabalho dos homenageados e ressaltou que a maior missão é ampliar o número de doadores para diminuir a fila de socorro a quem aguarda por um órgão. Em pronunciamento no plenário, durante a sessão, reforçou que a sociedade precisa cada vez mais se envolver em ações para ampliar as doações e captações de órgãos. "Uma tarefa que requer esclarecimento, informação, conscientização e conquista de confiança. Doar representa solidariedade, nobreza e atitude de dignidade humana", afirmou.
Os homenageados foram: Central Estadual de Transplante do Paraná, Hospital Angelina Caron, Hospital São Vicente Curitiba, Hospital Universitário Cajuru, Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Santa Casa de Curitiba, Hospital Erasto Gaertner, Hospital Pequeno Príncipe, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Hospital Nossa Senhora do Pilar, Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Nossa Senhora do Rocio.
Tercilio Turini comentou que era estudante de Medicina na UEL quando foi realizado o primeiro transplante de rim no Paraná, no Hospital Universitário de Londrina, em 1973. "Foi uma vitória, um marco na saúde do nosso estado. Com um grande detalhe: esse avanço na medicina aconteceu num hospital público. Hoje felizmente temos o SUS que é a principal referência nos transplantes" - disse o deputado. E acrescentou: "A medicina evoluiu bastante com as inovações tecnológicas, que dão mais segurança na coleta dos órgãos, nos transplantes e na reabilitação dos transplantados e dos doadores - quando a doação é feita em vida."
O deputado destacou o apoio do presidente Alexandre Curi às atividades da Comissão de Saúde. "Temos o respaldo da presidência da Assembleia, que sabe da importância dos investimentos na rede pública e das parcerias com os hospitais filantrópicos e particulares, reconhecendo que a ampliação do atendimento à população depende do esforço conjunto" - enfatizou Tercilio Turini. "O Paraná é referência no Brasil na quantidade e resolutividade de cirurgias de transplantes. Por isso, essa homenagem muito nos orgulha", declarou.
Participaram a deputada Márcia Huçulak e os deputados Arilson Chiorato, Dr. Leônidas, Luis Corti, Marcio Pacheco e Pedro Paulo Bazana.