Assembleia Legislativa homenageou ex-deputados do Norte do Paraná

01/03/2013 14h56 | por Nádia Fontana
Ex-deputada Irondi Pugliesi foi uma das homenageadas na sessão em Apucarana.

Ex-deputada Irondi Pugliesi foi uma das homenageadas na sessão em Apucarana.Créditos: Nani Gois/Alep (crédito obrigatório)

Ex-deputada Irondi Pugliesi foi uma das homenageadas na sessão em Apucarana.
“Acredito em pessoas sérias e honestas defendendo a população, honrando os votos recebidos”, declarou a vereadora e ex-deputada estadual Irondi Pugliesi (PMDB), de Arapongas, na última quarta-feira (27), ao receber homenagem da Assembleia Legislativa durante a sessão de interiorização realizada em Apucarana. Na ocasião, o Poder Legislativo entregou a ex-deputados que deixaram suas marcas na história da política estadual um sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, na forma de um diploma menção honrosa.

Durante a solenidade o presidente Valdir Rossoni (PSDB), da Assembleia Legislativa, reiterou que essa é uma forma de agradecer àqueles que realizaram bons trabalhos em prol da população. “Temos orgulho de prestar essa homenagem, que é um gesto simples e humilde, mas é um reconhecimento, ainda em vida, pelo trabalho realizado”, afirmou Rossoni.

Irondi Pugliesi lembrou sua trajetória como deputada estadual, quando participou intensamente das lutas pela redemocratização do país e em defesa dos direitos da mulher. “Hoje tenho o privilégio de conviver com lideranças políticas que foram surgindo ao longo desses mais de 30 anos em que participo da vida pública do estado. Fico feliz e emocionada”, declarou.

Exemplo
– A ex-deputada fez questão de elogiar as medidas administrativas e moralizadoras adotadas nos últimos dois anos pela Assembleia. Na avaliação de Irondi, o Poder Legislativo paranaense hoje é um exemplo para o país, que deve ser seguido por todos os Legislativos, inclusive as Câmaras de Vereadores. “Decepcionei-me muito ao longo dos anos ao ver quanta corrupção existia”, desabafou. Por isso mesmo ela revela que também fica muito esperançosa quando vê mudanças positivas sendo implementadas.

O ex-governador e ex-deputado Orlando Pessuti (PMDB) falou durante a solenidade em nome dos homenageados, quando lembrou que nasceu e cresceu na região. “Minha cidade natal, Califórnia, ainda era distrito de Apucarana. Nesses quase 60 anos de vida acompanhei todas as lutas dos municípios do Vale do Ivaí e de todas as demais regiões paranaenses. Tenho orgulho de ter estado sempre ao lado de todos vocês durante minha trajetória de vida pública”, afirmou, ao se dirigir ao público que lotou o Cine Teatro Fênix, onde ocorreu a sessão de interiorização. Pessuti enalteceu a Assembleia pela iniciativa de realizar sessões itinerantes: “Assim a população tem a oportunidade de apresentar suas reivindicações diretamente aos deputados, sensibilizando-os sobre suas lutas, suas necessidades”.

Reconhecimento
– Além de Irondi Pugliesi e Orlando Pessuti, foram agraciados com menção honrosa por ocasião da sétima sessão de interiorização os seguintes ex-deputados: José Scarpellini (representado por Carlos Scarpellini), João Falavinha Iensen, Antonio Costenaro Neto, Paulo Maia de Oliveira, Ratinho Junior (secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, representando por Aldivino Marques da Cruz Neto), Vanderlei Iensen (in memoriam), José Colombino Grassano, Jorge Amin Maia Filho, Jorge Amin Maia (in memoriam), Antonio dos Santos Maciel Filho, Gilberto Carvalho e Valmor Santos Giavarina (representado pelo filho, Valmor Inácio Giavarina).