Assembleia Legislativa lança oficialmente mais uma campanha do Outubro Rosa

07/10/2014 17h07 | por Rodrigo Rossi
Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Nani Gois (Alep / crédito obrigatório)

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.
 O lançamento de mais uma campanha do Outubro Rosa, dedicado à promoção de ações de conscientização sobre a saúde da mulher e com campanhas de prevenção ao câncer de mama e de útero, aconteceu durante o Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa. Diversas entidades, como o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, o Instituto Humanista de Solidariedade (Humsol), a Associação das Amigas da Mama (Amma), além de representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, participaram do evento.

A deputada Cantora Mara Lima (PSDB) é autora da Lei nº 16.935/2011, que institui o Outubro Rosa no Paraná. Além do poder público, a iniciativa privada e as entidades civis participam da campanha, com intervenções educativas e preventivas acerca das doenças ginecológicas e sexualmente transmissíveis, bem como promovendo discussões sobre políticas de acompanhamento psicológico pré e pós-traumas. “Esta causa é justa e nobre. É uma campanha com muito trabalho e de luta em prol da saúde da mulher. Portanto, hoje inicia oficialmente a nossa campanha, que é uma campanha mundial. O melhor remédio é sempre a prevenção. E é isso que buscamos, a preservação da vida da mulher”, afirmou a parlamentar.

A Lei foi sancionada pelo governador Beto Richa em 26 de outubro de 2011. Como parte das atividades, durante este mês, desde a aprovação da proposição legislativa, a Assembleia Legislativa ilumina de rosa diversos espaços da sua sede, como referência à campanha. O mesmo acontece com outros diversos prédios públicos.

O presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), lembrou que a Assembleia dá mais uma vez sua contribuição ao chamar atenção da sociedade e especialmente das mulheres para a prevenção dos problemas de saúde, que ganha maior destaque no mês de outubro. “É importante esta campanha, porque ajuda na informação das mulheres sobre os cuidados com a saúde, envolvendo diversas esferas, tanto dos poderes públicos, quanto da iniciativa privada e de entidades”.

Ouça o Podcast relacionado


 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação