Assembleia Legislativa lança oficialmente mais uma campanha do Outubro Rosa
A deputada Cantora Mara Lima (PSDB) é autora da Lei nº 16.935/2011, que institui o Outubro Rosa no Paraná. Além do poder público, a iniciativa privada e as entidades civis participam da campanha, com intervenções educativas e preventivas acerca das doenças ginecológicas e sexualmente transmissíveis, bem como promovendo discussões sobre políticas de acompanhamento psicológico pré e pós-traumas. “Esta causa é justa e nobre. É uma campanha com muito trabalho e de luta em prol da saúde da mulher. Portanto, hoje inicia oficialmente a nossa campanha, que é uma campanha mundial. O melhor remédio é sempre a prevenção. E é isso que buscamos, a preservação da vida da mulher”, afirmou a parlamentar.
A Lei foi sancionada pelo governador Beto Richa em 26 de outubro de 2011. Como parte das atividades, durante este mês, desde a aprovação da proposição legislativa, a Assembleia Legislativa ilumina de rosa diversos espaços da sua sede, como referência à campanha. O mesmo acontece com outros diversos prédios públicos.
O presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), lembrou que a Assembleia dá mais uma vez sua contribuição ao chamar atenção da sociedade e especialmente das mulheres para a prevenção dos problemas de saúde, que ganha maior destaque no mês de outubro. “É importante esta campanha, porque ajuda na informação das mulheres sobre os cuidados com a saúde, envolvendo diversas esferas, tanto dos poderes públicos, quanto da iniciativa privada e de entidades”.
[podcast id=2511 /]
Notícias Relacionadas
Deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) enaltece união da fé cristã na 31ª Marcha para Jesus em Curitiba
"A Marcha leva às ruas aquilo que o nosso povo mais precisa: esperança, paz, alegria e fé", afirmou parlamentar.
Leia mais
Deputada Cantora Mara Lima (REP) destaca legado da Marcha para Jesus, que acontece neste sábado (16), em Curitiba
A parlamentar ressaltou ainda que a Marcha para Jesus integra oficialmente o calendário do Estado desde 2011, por força da Lei Estadual 16.929/2011.
Leia mais
Paraná comemora o Dia da Mãe Atípica em 10 de maio
A Lei nº 22.946/2025, das deputadas Maria Victoria (PP), Cloara Pinheiro (PSD) e Cantora Maria Lima (REP), insere a data no calendário oficial do Estado e valoriza o papel das mães que se dedicam ao cuidado de filhos com desenvolvimento atípico.
Leia mais
Maio Laranja alerta para a importância da prevenção e do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes'
No Paraná, a Lei nº 17.493/2013 institui o 18 de maio como Dia Estadual de Combate ao Abuso e à Explo-ração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Leia mais