Assembléia Presta Homenagem Pelos 151 Anos da Polícia Militar

02/08/2005 18h46 | por Carlos Souza
Para: Editoria de Política e ColunasDistribuído em 02/08/05Jornalista: Carlos SouzaASSEMBLÉIA PRESTA HOMENAGEM PELOS 151 ANOS DA POLÍCIA MILITAR Durante as comemorações dos 151 anos da Polícia Militar (PM) do Estado do Paraná, na Assembléia Legislativa, o deputado Hermas Brandão (PSDB), defendeu a ordem como princípio social da democracia e ponto importante no trabalho desempenhado pela corporação em sua história. A sessão solene alusiva às comemorações da PM aconteceu nesta terça-feira (02) no Plenário da Assembléia.“A história da Polícia Militar está ligada as nossas mais caras tradições. A própria fundação do Estado a ela remete como força responsável pelo princípio da ordem em nossas recém criadas fronteiras”, ressaltou Hermas. “Esse dado essencial da ‘ordem’ como princípio continua a ser, ainda hoje, o mais importante tributo da força policial militar”, acrescentou o presidente do Legislativo, lembrando que a PM é tão necessária, que ignorar isso é desrespeitar o próprio Paraná.Para o comandante geral da PM, coronel David Antonio Pancotti, a corporação participa de um ciclo de defesa social em conjunto com outras entidades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, entre outras. “É com base na Carta Magna e nessa linha doutrinária que a PM realiza seu trabalho, atuando firmemente no combate ao crime e buscando cada vez mais a participação popular e o envolvimento das autoridades em prol do bem estar comum”, destacou o coronel Pancotti.Nesse sentido, o comandante geral da PM destacou programas como a Polícia Comunitária, o Projeto Povo, a Patrulha Escolar, entre outras. A integração das Polícias Militar e Civil, embora distintas, também é apontada como um marco importante da instituição. Já o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, destaca que a comemoração dos 151 anos da PM é um evento especial. “O trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado e a Polícia Militar no sentido de aproximar a corporação da população torna essa festa num evento especial”, diz Delazari. “Podemos dizer que essa comemoração ocorre de braços dados com a população”, completa o secretário.Participaram da solenidade ainda, Orlando Pessuti, vice-governador; Sérgio Botto de Lacerda, procurador geral do Estado; José Richa Filho, secretário municipal de Administração, representando o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Também participaram da solenidade os deputados Dobrandino da Silva e Cida Borghetti, entre outros. HISTÓRICO – A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854, como Companhia da Força Policial, pelo presidente da nova Província, Zacarias de Góes e Vasconcelos. Na ocasião, o Capitão de 1ª. Linha do Exército Imperial, Joaquim José Moreira Mendonça, foi nomeado para organizar a Corporação, composta por 67 homens. Atualmente, a PM conta com 17 mil homens nos 399 municípios do Estado, atuando ostensiva e preventivamente, nas cidades, nas matas e estradas.EVENTOS – As comemorações alusivas aos 151 anos da corporação militar prosseguem durante todo o mês de agosto com diversos eventos, como a Missa Solene e o Baile de Aniversário, que ocorrem nos dias 05 e 06 de agosto, respectivamente. Já no dia 08, também se comemora o aniversário de 46 anos do Colégio da Polícia Militar, criado pelo decreto nº. 24.826, de 07 agosto de 1959. O Colégio da Polícia Militar está subordinado à Diretoria de Ensino da PM.Também estão previstas diversas apresentações de equipamentos de algumas corporações militares do Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Florestal, Batalhão de Polícia Rodoviária, Batalhão de Polícia de Trânsito e da Companhia de Polícia de Choque. A exposição, que tem o objetivo de mostrar à população o trabalho realizado pela PM, permanece até o dia 13 de agosto, das 10 horas às 22 horas, no Shopping Estação, em Curitiba.