Assembleia promove sessão solene em homenagem ao "Dia do Médico" Evento proposto pelo deputado Ney Leprevost destacou a atuação exemplar dos nossos médicos, diariamente responsáveis por cuidar e salvar vidas.

17/10/2017 18h29 | por Sandra C. Pacheco e Luiz Alberto Pena

Sessão solene alusiva ao "Dia do Médico" por proposição do deputado Ney Leprevost (PSD).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Conforme proposição do deputado estadual Ney Leprevost (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene especial ao final da tarde desta terça-feira (17), alusiva à passagem de mais um “Dia do Médico”, que é comemorado tradicionalmente, no Brasil e em diversos outros países, em 18 de outubro.

Diversas autoridades e representantes da classe médica prestigiaram o evento no Plenário do Legislativo estadual, quando profissionais responsáveis por cuidar e salvar vidas foram homenageados, em reconhecimento público pelo trabalho que bem desenvolvem no Paraná. Coube ao médico Francisco de Paula Soares Filho manifestar-se em nome de todos os homenageados.

A celebração do “Dia do Médico” coincide com o “Dia de São Lucas”, um dos quatro evangelistas e também médico, além de padroeiro destes profissionais da promoção e da defesa da saúde. Segundo o deputado proponente da homenagem, “ o médico exerce uma das profissões mais importantes do mundo, cuidando da saúde das pessoas. Os bons, dedicados, que exercem suas funções com amor e seriedade, merecem todas as homenagens. A par de fazer leis, fiscalizar a atuação do Poder Executivo e debater as grandes questões de interesse da população, cabe também a Assembleia, de vez em quando, realizar sessões como esta, de reconhecimento a quem faz um trabalho tão imprescindível e levar aos profissionais mais jovens o exemplo daqueles mais experientes” .

Além de Leprevost, a Mesa de Honra da sessão foi composta pelo médico oftalmologista Francisco de Paula Soares Filho; pela superintendente do complexo do Hospital de Clínicas do Paraná, Claudete Reggianni; pela médica ginecologista e obstetra do Hospital São Rafael, no município de Rolândia, Maria de Lourdes Santos; pelo médico reumatologista no Consultório Pilar e na Prefeitura de Curitiba, Fernando Fabiano Castellano Junior; e pelo deputado Claudio Palozi (PSC).

O engajamento e as lutas dos profissionais da medicina foram destacadas durante a solenidade, em especial aquelas voltadas diretamente para a valorização efetiva da medicina, para a defesa da autonomia no trabalho dos médicos e pela destinação de mais recursos públicos para a área da saúde. Foram igualmente defendidas melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde no Brasil e mais qualidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras reivindicações da pauta do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos demais 27 conselhos regionais.

Ouça o Podcast relacionado