Assembleia promove visita guiada para delegações da Polônia e de Portugal A convite do deputado Thiago Bührer (União) e do Comitê de Geminações Leopoldo Scherner de São José dos Pinhais, as comitivas visitaram a Casa e compreenderam um pouco sobre o processo legislativo brasileiro.

16/03/2023 17h46 | por Antônio Dilay

O grupo de poloneses vem da cidade irmã do município paranaense, Posnań e a delegação portuguesa é oriunda da região de Tentugal.Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná recepcionou para visita guiada, nesta quinta-feira (16), o Comitê de Geminações Leopoldo Scherner, de São José dos Pinhais, com as delegações da Polônia e de Portugal. O grupo de poloneses vem da cidade irmã do município paranaense, Posnań e a delegação portuguesa é oriunda da região de Tentugal, município de Montemor- o-Velho, igualmente cidade irmã de São José dos Pinhais.

O convite partiu do deputado Thiago Bührer (União) que destacou a importância do Comitê e da visita das delegações estrangeiras na Assembleia. “ É muito bacana fazer esta integração, principalmente porque em São José dos Pinhais temos um Comitê voltado para isso e é muito gratificante poder fazer esta troca de experiências com outros municípios e outras culturas fora do Brasil”, disse.

“Estes dois municípios de Portugal e da Polônia, são cidades irmãs e o foco principal é cultural. Sempre enviamos profissionais, seja das áreas esportiva, cultural e gastronômica, para intensificar essa integração entre os países, em especial nos eventos de comemoração dos 333 anos do município, na semana que vem”, completou Bührer.

Comitê

O Comitê de Geminações é uma entidade sem fins lucrativos, congrega membros da comunidade são joeense e trabalha há 26 anos com o objetivo de buscar geminações/irmanamentos para a troca de experiências culturais, educacionais, artísticas e econômicas entre as cidades mutuamente identificadas como irmãs.

As delegações das cidades irmanadas vieram ao Brasil a convite do Comitê para as comemorações dos 333 anos do município de São José dos Pinhais, visitas às colônias de imigrantes poloneses, como a Colônia Murici e extensa agenda de compromissos.

A delegação da Polônia estava composta pela diretora geral da Prefeitura do Distrito de Posnań, Magdalena Buczkowska; a tesoureira do Distrito, Renata Ciurlik; a diretora do Gabinete do Prefeito, Katarzyna Wozinska-Gracz; o vice-diretor do Gabinete do Prefeito, Tomasz Morawski e pelo diretor de Departamento de Segurança, Pawel Kurosz.

Em nome da delegação polonesa, Magdalena Buczkowska, disse que já veio ao Brasil por três vezes e que cada vez tem uma visão diferente do país. “Os acordos entre Posnań e São José dos Pinhais tem colaborado mutualmente para o desenvolvimento cultural das regiões nos dois países”, comentou.

De Portugal a comitiva trouxe representantes da prefeitura de Montemor-o-Velho, além do chef pasteleiro da freguesia de Tentugal para demonstração e capacitação no preparo dos famosos doces conventuais portugueses.A delegação portuguesa que visitou a Assembleia estava composta pela adjunta do Prefeito de Montemor-o-Velho, Célia Margarida Santos Craveiro; Chefe de Gabinete, Nuno Miguel Gaspar Marques Gonçalves; presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado; o chefe de Pastelaria, José Carlos de Sousa Faria e o artista plástico que trouxe a exposição de seus quadros para o aniversário de São José dos Pinhais, Seixas Peixoto.

Para Nuno Gonçalves, visitar a Assembleia Legislativa do Paraná foi engrandecedor. “Eu acredito que os poderes públicos são os pilares da democracia e quando percebemos que os poderes, como aqui, funcionam de forma democrática, é uma experiência viva para que a democracia seja o progresso das nossas vidas”, concluiu.