Assembléia Realiza Seminário Corredor de Paranaguá

08/12/2005 16h21 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 08/11/05Jornalista: Flávia PrazeresASSEMBLÉIA REALIZA SEMINÁRIO CORREDOR DE PARANAGUÁA Assembléia Legislativa realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, por proposição do deputado José Maria Ferreira (PMDB), o Seminário sobre a “Ligação Multimodal com ênfase para o Transporte Ferroviário entre o Atlântico e o Pacífico”. O evento começa às 9 horas de terça-feira no Plenarinho da AssembléiaEntre os temas a serem debatidos destaca-se a ligação de Paranaguá com o Chile ou Peru que, segundo o presidente da Ferroeste, Martin Roeder, seria uma forma de viabilizar o Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Também será abordada a adequação das ferrovias, pois as existentes no Brasil não têm interligação com os outros países. Roeder assinalou que essas variações têm acarretado ao Brasil uma perda de mercado para a China e para os Estados Unidos.Para o deputado José Maria Ferreira, a discussão é de extrema importância, “pois nesta ocasião será discutida a integração dos países sul-americanos na área do transporte, afinal sem a viabilidade econômica e integrada fica impossível a execução do Mercosul”.O seminário terá início com a discussão sobre o desenvolvimento econômico e o Corredor Paranaguá, apresentado pelo diretor presidente do Consórcio do Corredor Atlântico do Mercosul, Paulo Augusto Vivacqua. Na seqüência, será feita uma exposição pela vice-presidente executiva do Consórcio, Maria Ferraz Stehling, a respeito do Corredor de Grãos de Vitória.O evento segue até o final da tarde discutindo a ferrovia Norte-Sul como vetor de desenvolvimento regional e integração nacional, além de outros temas, como Complexo Portuário do Corredor Paranaguá e A Logística do Setor do Agribusiness na visão da ALL e sua interface com os Portos. O seminário contará com apresentação do deputado federal Marcus Vicente (PTB-ES), que falará sobre o Corredor Centro-leste.No segundo dia o seminário será aberto pela exposição do vice-governador e secretário de Agricultura, Orlando Pessuti sobre “O Potencial do Agribusiness do Estado do Paraná”. Também falarão sobre o assunto representantes do estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo, respectivamente, o secretário de Produção, Dagoberto Nogueira Filho, o secretário de Desenvolvimento Rural, Cloves Felício Vettorato, e o secretário de Agricultura, Antônio Duarte Nogueira.Também participarão do seminário a Superintendência de Agricultura do Estado do Paraná, o Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Companhia Nacional de Abastecimento, Ferroeste, Ferronorte, Secretaria de Transportes do Corredor Paranaguá, Portos de Santa Catarina, Despachantes Aduaneiros, Delegacia da Receita Federal, Capitania dos Portos de Paranaguá e Antonina, Empresa de Armazéns Gerais, Agências Marítimas, entre outros.