Assembleia recebe integrantes do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São José dos Pinhais Jovens parlamentares estiveram na casa de leis dos paranaenses na manhã desta quinta-feira (30).

30/03/2023 14h39 | por Maria Eduarda Buchi

Os integrantes do Parlamento Jovem puderam conhecer o Plenário da Assembleia Legislativa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Nesta quinta-feira (30) os 21 jovens parlamentares da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, município da região metropolitana da capital, conheceram um pouco do trabalho desenvolvido pelos parlamentares. A visita guiada começou pelo plenário, onde a turma participou de uma apresentação sobre o funcionamento da Casa, o trabalho das comissões, o rito da sessão plenária, e ainda andaram por estrutura física disponibilizada aos deputados estaduais.

Para estes estudantes, que aprenderam ainda mais sobre processo Poder Legislativo e tiraram dúvidas sobre política, a visita tem ainda mais valor, pois participam do Programa Parlamento Jovem, que busca promover a integração entre a Câmara e a comunidade escolar do município, proporcionando aos estudantes, dessa forma, o conhecimento do papel dos vereadores e do Legislativo.

De acordo com LuizMiguel Mazza, primeiro secretário do parlamento jovem, a visita “ é muito boa, porque nós conseguimos nos aproximar da cidadania, de uma participação política e do processo legislativo em âmbito de estado, e não em âmbito de município, que é o que nós, do Parlamento Jovem, estamos acostumados”.

Já a presidente do grupo, Sthephanie Sofia Delgado explicou que o grupo estava ansioso pela visita.  “Aqui aprendemos coisas novas. Boa parte dos nossos projetos tem como missão representar a maioria das pessoas que integram o parlamento, tentando ajudar as pessoas da nossa cidade”.

Parlamentares Jovens

O programa Parlamentares Jovens conta com a participação de 21 alunos e desenvolvido pela Escola de Cidadania de São José dos Pinhais, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, os colégios cívicos militares Chico Mendes e Shirley Catarina Tamalu Machado, e dos colégios Padre Arnaldo Janssen e Silveira da Motta.

Visita Guiada

As visitas guiadas são realizadas de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Para mais informações ligue para (41) 3350-4007 ou envie um e-mail ao cerimonial.alep@gmail.com. Mais informações você encontra no site da Assembleia.

É só clicar no link: https://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia