Assembléia Sabatina Candidatos à Vaga No Tribunal de Contas

13/12/2006 15h18 | por
A abatina teve início às 10h, na sala de reuniões da ala administrativa da Casa.Presidida pelo deputado Ângelo Vanhoni (PT) e integrada pelos deputados Francisco Bührer (PSDB), vice-presidente, Alexandre Curi (PMDB), relator, Plauto Miró Guimarães (PFL) e Luiz Carlos Martins (PDT), a comissão iniciou seus trabalhos ouvindo Harry Avon, assessor técnico do Tribunal de Contas. Seguiram-se as oitivas de Antônio R. Hanauer, advogado e contador, Augusto Canto Neto, ex-secretário de Obras do governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba, atualmente presidindo o Instituto Curitiba de Saúde, órgão da administração municipal, Jorge A. de Souza, professor universitário, Waldemar J. Teodoro, funcionário da Cohab-Curitiba, e o presidente do Legislativo, deputado Hermas Brandão (PSDB).EleiçãoQuatro candidatos já participaram ou se inscreveram no processo de escolha anterior, que teve 26 concorrentes e resultou na eleição do vice-governador Orlando Pessuti. Canto Neto disse aos jornalistas que a decisão de se inscrever “é uma questão de cidadania. A disputa enriquece e legitima a eleição realizada pelo parlamento”. Justificativa semelhante foi apresentada pelos postulantes Jorge de Souza, que destacou sua afinidade técnica com a função e o fato de estar reivindicando o espaço para um representante de afro-descendentes, e por Waldemar Teodoro. Ambos frisaram que o processo ganhou transparência e divulgação nos últimos anos, sinalizando para a ampliação da participação popular: “È uma oportunidade democrática de pessoas da sociedade colocarem seus nomes ao exame do poder Legislativo”, completou Teodoro.As sabatinas duraram em média 10 minutos. Após falar à comissão, o deputado Hermas Brandão manifestou tranquilidade: “As perguntas foram as mesmas para todos os inscritos. Expus minha posição em relação ao TC. A minha história pública e política é bem conhecida dos paranaense”. Hermas defendeu o reforço do papel do TC mais orientador que punitivo, “auxiliando os organismos públicos na elaboração de suas prestações de contas”. E a máxima imparcialidade do órgão nos períodos eleitorais. Enfatizou a necessidade da mais absoluta neutralidade dos conselheiros que porventura tiverem parentes em primeiro e segundo graus pleiteando mandatos.Se for o escolhido pelo plenário, em sessão que começará às 17h de amanhã (14) e terá votação nominal, Hermas adiantou que permanece na presidência da Casa até o encerramento de seu mandato. Após a votação, ele tem 15 dias para comunicar a decisão ao governador Roberto Requião, que tem mais 30 dias para sancionar a escolha. O prazo, portanto, coincide com o encerramento da atual legislatura. Sobre a eleição de hoje, Hermas demonstrou confiança: “Vou disputar e espero o apoio de meus companheiros”.