Por iniciativa do deputado Gilson de Souza (PSC), teve lugar no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, na manhã desta sexta-feira (25), o 1º Meeting Brasil, com o tema da Resiliência. O evento reuniu pastores e lideres religiosos e comunitários e foi pontuado pela entrega do Troféu David Livingstone e de menção honrosa proposta pelo parlamentar a pessoas que se destacaram na prática de ações visando o bem dos cidadãos de um modo geral.
Gilson de Souza abriu a solenidade destacando a importância de homenagear pessoas relevantes “que se importam com o nosso país e com o nosso estado e que oferecem o melhor de si mesmos em benefício da coletividade”. Em seguida falou a pastora Marli Sena Monteiro, para explicar o que é e o que faz a “Fire For Nations”, uma rede apostólica e profética internacional com sede em 19 países, voltada a oferecer suporte ministerial, constituindo-se em importante ferramenta de apoio ao trabalho de missionários.
O presidente da entidade no Brasil e do Conselho Internacional de Capelania, pastor Osmar de Souza Silva, manifestou-se a seguir, abordando o papel das igrejas na manutenção da ordem e da paz. Segundo ele, a instituição reúne líderes cristãos, empresários e pessoas de qualquer credo desejosas de contribuir, de alguma maneira, para atender aqueles que mais precisam. Com atuação principalmente na África e na Índia, onde participa, juntamente com ONGs, de diversos programas sociais, divide-se em cruzadas de evangelização e ações de ajuda comunitária.
Coube ao presidente internacional da “Fire For Nations”, pastor Carlos Monteiro Filho, discorrer sobre a resiliência, a qualidade que estimula o homem a recomeçar diante dos desafios que lhe são impostos e que ele definiu como “o antídoto para a depressão, o mal do século”. O pastor Edson Correia Cordeiro fez um relato emocionado sobre quem foi David Livingstone – personalidade que dá nome ao prêmio – explorador escocês que foi à África como missionário médico anglicano e acabou chegando às fontes do Rio Nilo, lutando contra a escravidão da era vitoriana.
Em seguida foram entregues os troféus e menções honrosas, homenageando 28 pessoas que atuam nos mais diversos segmentos pelo trabalho realizado em prol da comunidade. Entre os componentes da Mesa de Honra dos trabalhos estavam ainda o presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas do Brasil (CIEB), pastor Hélio Afonso de Melo, e o presidente do Ministério da Glória na República da Guiné Equatorial e representante da Coordenadoria do Continente Africano, pastor Remígio Ndongo.