O Governo do Paraná assinou nesta terça-feira (3), em Curitiba, novos convênios com instituições credenciadas para o acolhimento de pessoas em situação de abuso de álcool e outras drogas. Nesta etapa, foram contempladas oito instituições da regional de Curitiba, com a oferta de 192 vagas e investimento de R$ 4,2 milhões. O ato foi realizado no Palácio das Araucárias, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, do deputado estadual Gilson de Souza (PL), entre outras autoridades, e de representantes das comunidades terapêuticas.
Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), o programa conta com destinação anual de R$ 10 milhões e deve ofertar cerca de 480 vagas temporárias em todo o Paraná, integrando ações das áreas de Saúde, Assistência Social e Segurança Pública.
“O Paraná está dando um passo concreto e estruturado no fortalecimento da política pública sobre drogas. Com esse investimento, ampliamos a oferta de vagas, garantimos atendimento humanizado e integrado e oferecemos uma oportunidade real de recomeço para pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou o secretário Carboni.
Durante a solenidade, o deputado Gilson de Souza, que na Assembleia Legislativa do Paraná é coordenador da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições. “Quero expressar minha gratidão ao Governo do Estado por esse olhar carinhoso e por essa atenção às comunidades terapêuticas. Eu acredito na transformação das pessoas e vejo, há muitos anos, os resultados positivos promovidos por essas instituições”, afirmou.
Gilson também ressaltou que as comunidades terapêuticas exercem papel essencial no atendimento a pessoas em vulnerabilidade. “As comunidades terapêuticas conseguem estar onde o governo, muitas vezes, não pode alcançar. Elas oferecem acolhimento, cuidado, espiritualidade, acompanhamento e esperança”, declarou.
A coordenadora do Centro Terapêutico Hadash, Patrícia Lima da Silva Israel, destacou que o financiamento reforça o atendimento social e amplia o acesso ao acolhimento. “Esse financiamento fortalece as comunidades terapêuticas e dá oportunidade para famílias que não têm condições de pagar. Estamos confiantes de que vai ajudar na recuperação de muitas pessoas”, disse.
Além de representantes das entidades, também participaram da solenidade os deputados Alexandre Amaro (REP), Evandro Araújo (PSD) e o coordenador do Centro Estadual de Política sobre Drogas (CEPSD), Dr. Renato Figueiroa.