Por iniciativa do deputado Gilson de Souza (PSC) o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai sediar na segunda-feira (30), a partir das 17h30, o ato de relançamento do livro-reportagem “Jairo – a Muralha Negra do clube coxa-branca”, do jornalista especializado na área de esportes Guilherme Mattar. A sessão de autógrafos deve contar com a presença do atleta e grande número de convidados.
Editado pela Pós-Escrito em 2014, o livro pretende homenagear um dos maiores ídolos do clube curitibano, único a ganhar duas competições de nível nacional, o Torneio do Povo, em 1973, e o Campeonato Brasileiro de 1985. Com quase dois metros de altura numa época em que os negros eram raros na posição de goleiro, chegou à Seleção Brasileira em 1976. O texto recupera o início de sua carreira, em Santa Catarina, o período em que esteve na reserva de Félix, no Fluminense, e as passagens pelo Corinthians, Náutico e por times mineiros, já em fim de carreira.
O autor, Guilherme Mattar, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, foi trainee na redação do jornal O Estado de S. Paulo e colaborou com a Gazeta do Povo, Redação em Campo e Lancenet, além da Giusti Comunicação. Também escreve contos e poemas. É também integrante do duo de rock curitibano Cactos.