O Plenário da Assembleia Legislativa sedia nesta terça-feira (30), a partir das 9 horas, o I Ciclo de Debates sobre os Tratamentos de Câncer Avançado Realizados no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, proposto pelo presidente da Mesa Executiva da Casa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSDB), em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) será coordenado pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (PSDB).
Os trabalhos, abertos por Traiano, terão início com o depoimento de uma paciente de câncer de mama metastático, seguindo-se palestras de vinte minutos sobre vários temas relacionados ao assunto. O mastologista Painait Kosmos Nicolao falará sobre “Quais tratamentos deveriam estar disponíveis no SUS, mas não estão”; Juceney Decaz, presidente da instituição Mão Amiga, tratará dos “Direitos fundamentais dos pacientes”; o defensor público estadual Carlos Regílio abordará “A realidade do paciente usuário do Sistema Único de Saúde”; e ao assessor de Relações Governamentais da FEMAMA Thiago Turbay, caberá expor as “Competências do Estado no acesso ao tratamento do câncer”.
Ao final das exposições está previsto um debate com a intermediação de Traiano e de Thiago Turbay. O encerramento contará com pronunciamentos de Tania Gomez, vice-presidente da FEMAMA e presidente do Instituo HUMSOL, e de Simone Cortes, presidente da Cascavel Rosa.