NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria da Imprensa da Alep
19h13
por Flávia Prazeres - (41) 3350-4188
2 min de leitura
620 visualizações
Os deputados estaduais começaram a discutir nesta quarta-feira (22) a criação de uma Frente Parlamentar contra crimes pela internet, podendo ser composta ainda por deputados da bancada federal do Paraná. A iniciativa é do deputado Marcelo Rangel (PPS), que apresentou um requerimento nesta tarde e deve ser analisado pela Comissão Executiva da Casa.De acordo com Rangel, a frente parlamentar prestará um assessoramento jurídico às pessoas que forem vítimas de crimes praticados pela internet. Além disso, ele destacou a importância para a criação de uma legislação específica sobre o tema, assim como a criação de um cadastro dos usuários e monitoramento eletrônico nas lan houses existentes em todo o território paranaense.PROJETO – Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei sobre o tema. Pela proposta, todos os estabelecimentos voltados à comercialização do acesso à internet, em funcionamento no Paraná, deverão adotar sistema de monitoramento por câmaras de vigilância, em especial nos acessos aos computadores. A medida legal foi proposta em conjunto pelo próprio pepessista Marcelo Rangel e pelo deputado, Ney Leprevost (PP).Caso seja aprovado o projeto, os estabelecimentos desta espécie terão que manter um cadastro dos usuários por dois anos, contendo as seguintes informações: o tipo e o número do documento de identidade apresentado; o endereço e o telefone; o equipamento usado, bem como os horários do início e do término de sua utilização e o Protocolo Internet - IP - do equipamento usado.Os dados deverão ser armazenados por meio eletrônico, ficando proibida sua divulgação, exceto mediante expressa autorização do cliente, pedido formal de seu representante legal ou ordem judicial.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais