Assessoria de Imprensa da Alep

02/06/2009 18h14 | por Adriana Ribeiro – 3350-4188
Os deputados aprovaram na sessão plenária desta terça-feira (2), a criação de uma comissão especial que terá o objetivo de acompanhar a organização e execução dos trabalhos que irão preparar Curitiba para receber a Copa do Mundo de 2014. A proposta foi apresentada pelo deputado Osmar Bertoldi (DEM) e acatada pela mesa executiva. O anúncio de que Curitiba será uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo foi feito pela Fifa, no último domingo (31). A comissão especial será formada por sete membros que serão indicados pela presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus. O anúncio dos deputados escolhidos deve ser feito nesta quarta-feira, o que permitirá o início dos trabalhos da comissão. Bertoldi diz que a organização da cidade para o evento envolve os governos federal, estadual e municipal. “A Assembleia não poderia ficar de fora desse processo tão importante, não só para Curitiba como para todo o Paraná”, disse. Para o deputado, a comissão poderá ajudar principalmente na articulação política, facilitando contatos e na agilização de recursos necessários para a execução de projetos. Bertoldi diz que o grupo poderá ainda debater e apresentar sugestões para o bom andamento das ações de preparação da cidade para o evento. A comissão iniciará os trabalhos conhecendo os projetos de infra-estrutura que já estão em andamento na cidade e aqueles que ainda serão executados. A idéia é que, em seguida, o grupo inicie as articulações, participando das reuniões com a Fifa e com os representantes dos três governos envolvidos no processo. O deputado Ney Leprevost (PP), que também pretendia apresentar uma proposta de criação de uma comissão para fiscalizar os recursos públicos que serão usados na preparação de Curitiba para a Copa, elogiou o projeto de Bertoldi. “Apoio a criação desta comissão especial, por ser mais ampla. Além de fiscalizar o dinheiro que será enviado ao Paraná, também poderá cuidar de outras questões, como as ambientais”, disse. Leprevost destacou o empenho do prefeito de Curitiba, Beto Richa, e do vice-governador, Orlando Pessuti, para trazer a Copa do Mundo para as capital e falou da importância do evento para o desenvolvimento principalmente do turismo no Paraná. “A Copa vai gerar muitos empregos e renda para nosso Estado.”