NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
18h44
por Flávia Prazeres - (41) 3350-4188
2 min de leitura
570 visualizações
Os deputados aprovaram nesta segunda-feira (18) a constitucionalidade e a legalidade do projeto de lei que regulamenta o acesso à classe de professor titular de docente já pertencente à carreira do Magistério Público do ensino superior do Paraná, dando continuidade às políticas de reestruturação, implementadas pelo atual governo estadual desde 2003. Matéria ainda deve passar por pelo menos mais duas votações antes de ser enviada ao Executivo.Segundo o deputado Nereu Moura (PMDB), que relatou a matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a reestruturação na carreira do docente universitário é uma antiga reivindicação da classe. A ideia foi concebida por um grupo de trabalho de cada uma das cinco universidades estaduais (UEL, UEM, UEPG, UNICENTRO e UNIOESTE); um representante da Associação Paranaense das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (APIESP), representando as 12 Faculdades Estaduais (EMBAP, FAP, FECEA, FALM, FECILCAM, FAFI, FAFIJA, FAEFIJA, FUNDINOPI, FAFIPAR, FAFIPA, FAFIUV); um representante dos docentes por instituição, escolhidos pelas entidades de classe; um assessor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE); e representantes das Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Administração e da Previdência e do Planejamento e Coordenação Geral.A nova legislação altera a Lei nº 11.713, de 07 de maio de 1997, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 14 - O acesso ao cargo de professor de ensino superior na classe de professor titular será feito mediante habilitação em concurso público de provas, títulos e defesa de trabalho científico, podendo inscrever-se o portador de título de Doutor ou Livre-Docente há pelo menos quatro anos e com experiência comprovada em docência no ensino superior de quatro anos.Conforme o projeto, a banca examinadora será composta de cinco professores titulares Doutores, sendo obrigatoriamente dois professores de outras instituições de ensino superior. Caso o professor aprovado para o ingresso na carreira de professor titular seja oriundo do magistério público do ensino superior ficará com a respectiva matrícula e a mesma contagem de tempo de serviço e contribuição, sendo dispensado o estágio probatório. Para a aposentadoria, o docente terá que cumprir cinco anos de efetivo exercício na classe de professor titular.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais