NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
17h52
por Flávia Prazeres - (41) 3350-4188
2 min de leitura
720 visualizações
A Agenda 21, um plano de metas para o desenvolvimento sustentável, deve ser redigida no Paraná, assim que for sancionado projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Osmar Bertoldi (DEM). A matéria já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas antes deve passar pelas demais comissões permanentes para depois ir a plenário.Para a elaboração do documento devem ser realizadas audiências públicas, seminários e fóruns de discussão, podendo assim agrupar as sugestões da sociedade civil. A redação deve ser feita pelo poder público mediante a constituição de comissão e grupos temáticos, contando com a participação de toda sociedade, inclusive será criada uma frente parlamentar para tratar do tema.O governo estadual também ficará responsável por conscientizar a sociedade sobre a importância da elaboração da Agenda 21, assim como criar mecanismos de financiamento; incentivar e apoiar os municípios na elaboração de agendas locais; promover consulta pública pelos meios eletrônicos e disponibilizar dados e informações aos interessados.AGENDA 21 - A Agenda 21 foi aprovada na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, tendo sido assinada por 178 Países, entre eles o Brasil, que se comprometeram a adotar modelos de desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentáveis a partir do século XXI, tendo como base os princípios preconizados na Declaração de Estocolmo sobre o Ambiente Humano de 1972. A partir de então, cada estado brasileiro deve redigir a própria agenda, inclusive os municípios, levando em conta a realidade local e possibilitando o desenvolvimento sem agressões ao meio ambiente.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais