NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
15h02
por Jornalista: Luana da Silva Borsari
Fonte: Divulgação (41) 33504188
2 min de leitura
487 visualizações
A comissão de Meio Ambiente e Ecologia da Assembleia Legislativa realizou reunião nesta quarta-feira (1º) com representantes da Copel e da Itaipu Binacional, para obter esclarecimentos a respeito de um novo projeto de produção de energia alternativa - Programa de Geração Distribuída com Saneamento Ambiental. A proposta visa a geração descentralizada de energia elétrica a partir de dejetos animais. Para Cheida o projeto é extraordinário. “Nossa fonte energética tradicional tem um alto custo ambiental, por isso é importante que exploremos todas as alternativas renováveis, a fim de alcançar a diminuição do consumo de energia hidráulica e evitar as consequências danosas ao meio ambiente” afirma o parlamentar. A iniciativa cria mecanismos para motivar fontes poluidoras, como propriedades rurais, agroindústria e esgotos domésticos, a aproveitar o potencial energético contido nos dejetos, que são lançados em rios e reservatórios, e contribuir assim, para a preservação do meio ambiente. Além de utilizar o potencial energético que seria disperdiçado, a ação possibilita a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa e também a utilização da matéria orgânica residual na adubação da propriedade rural.Outro aspecto importante do projeto é a geração de renda para os produtores por meio da venda da biomassa gerada. Segundo José Carlos Colombari, proprietário da Granja Colombari, a reunião representa uma mudança de perspectiva com relação aos resíduos orgânicos produzidos nas propriedades rurais. “Aquilo que era uma preocupação para nós produtores se torna uma oportunidade de renda, por isso eu me sinto compelido a participar desse projeto que trará inúmeros benefícios à categoria dos produtores rurais”, afirmou Columbari. Para o futuro a Copel pretende estabelecer um programa estadual mais amplo de Geração Distribuída no Paraná e propor ao Governo Federal a criação de um programa idêntico, com abrangência nacional.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais