Assessoria de Imprensa da Alep

12/03/2009 16h20 | por Jornalista: Luana da Silva Borsari/ Com dados da Agência Estadual de Notícias
A Comissão para Assuntos Metropolitanos tratou nesta quinta-feira (12) com a Coordenação metropolitana de Curitiba (COMEC), representada por Alcidino Bittencourt, a questão da mobilidade entre a região metropolitana e a capital. Na ocasião foi apresentado pelo coordenador da Comec aos deputados, um balanço dos principais projetos relacionados à integração de transportes e vias de acesso entre a região metropolitana e a capital. Segundo o deputado Osmar Bertoldi (DEM), presidente da comissão, uma outra comissão deverá ser montada para cuidar das estratégias para a captação de recursos e viabilização das propostas apresentadas pela Comec aos parlamentares. Entre os recursos com que se pode contar, os mais importantes são provenientes do PAC. Para Bittencourt, “é imprescindível o apoio da Assembleia Legislativa para que a bancada estadual possa sensibilizar a bancada federal, para que sejam garantidos os R$ 402 bilhões previstos para o PAC em Curitiba”, disse. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade para a Região Metropolitana de Curitiba e para o município de Curitiba foi entregue em 14 de novembro de 2008 para o Ministério das Cidades, em Brasília, por Bittencourt, que representou o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto. O PAC da Mobilidade foi elaborado em conjunto pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e sua vinculada, a Comec, que também obteve a colaboração da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL), e da Prefeitura de Curitiba/Ippuc, com a coordenação da Sedu. As ações previstas no PAC visam assegurar fluidez ao sistema de tráfego da capital por meio de acessos e corredores para a RMC, privilegiando a saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, até o Centro Cívico, em Curitiba. Eixos – A pretensão é remodelar os dois principais eixos de ligação viária de São José dos Pinhais com a capital, que são a Avenida das Torres e a Marechal Floriano, para atender Curitiba que é um dos principais pólos de atração de viagens. Esta investida está denominada no projeto como Integração Metropolitana de Vias Radiais e vai beneficiar também os municípios de Pinhais, via eixo Victor Ferreira do Amaral, e de Colombo. As ações, que devem começar em 2009, se dividem em investimentos de aproximadamente 51,5% na cidade de Curitiba e 48,5% em áreas de municípios componentes do Núcleo Urbano Central (NUC) da RMC, com influência direta na qualidade de circulação em seu pólo. Em destaque neste programa está o denominado Núcleo Logístico, que contemplará obras no entorno do Estádio Arena indicado para ser utilizado na Copa do Mundo de 2014, caso Curitiba seja eleita uma das sedes para a realização dos jogos do mundial. Ações para garantir mobilidade, acessibilidade e segurança também estão previstas, como recuperação das vias, dos passeios, acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais, requalificação da Visconde de Guarapuava, entorno da Rodoferroviária e Avenida Cândido de Abreu, entre outras melhorias.MONITORAMENTO - As obras caracterizam-se por um Corredor Metropolitano que vai interligar e consolidar os corredores de transporte radial, relacionando a malha urbana de Curitiba com a dos núcleos urbanos metropolitanos periféricos do Norte, Leste e Sul. Também constam no projeto um Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) e um Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano (SIMM).