Assessoria de Imprensa da Alep

02/02/2009 17h06 | por
Distribuído em 02/02/2009LÍDERES APONTAM SUAS EXPECTATIVAS PARA 2009Os deputados estaduais retomaram nesta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, as atividades de plenário, com a realização da sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos de 2009. E no primeiro encontro dos parlamentares, os representantes da Mesa Executiva e os líderes partidários apontaram os temas que devem pautar o Legislativo.O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), lembrou que neste ano “os deputados vão continuar o trabalho de fortalecimento das comissões permanentes, dar prosseguimento as sessões itinerantes no interior do estado e manter as relações republicanas e de cortesia com os demais Poderes e a imprensa”, entre outros projetos que serão levados adiante.Justus acrescenta ainda que no campo administrativo, “a Assembléia vai continuar seus trabalho de informatização e transparência, sempre pautada no equilíbrio, bom senso e na postura democrática, já que todas as decisões serão tomadas em conjunto pelos 54 deputados estaduais”. O deputado Alexandre Curi (PMDB) ressaltou que está indo para o segundo mandato como 1º secretário da Mesa Executiva, e seus integrantes mantêm o compromisso de trazer avanços ao Parlamento. “Em 2009, também teremos a discussão do Regimento Interno e outras matérias de relevância estadual, que serão debatidas nas comissões permanentes e em plenário com muita seriedade”. O deputado também acredita que muitos debates em plenário irão antecipar o processo eleitoral de 2010. “Esta também é uma Casa política e é natural que haja essa antecipação”.Líder do Democratas, o deputado Plauto Miró Guimarães detalha que “a Mesa Executiva da Assembléia já sinalizou que um dos focos desta nova gestão será o aprimoramento do processo de informatização e a busca por mais transparência nos atos legislativos. Também vamos manter o debate com a sociedade, colhendo sugestões e votando matérias de interesse coletivo dos paranaenses”. Na bancada do PP, Duílio Genari diz que pelo entusiasmo dos deputados, 2009 será um ano de muito trabalho. “E nós, como representantes do povo, devemos trabalhar para que o Estado democrático seja ainda mais fortalecido no Paraná”. Já para a deputada Cida Borghetti, os trabalhos de plenário devem começar com a discussão de inúmeros projetos de lei, já que a Comissão de Constituição e Justiça da Casa (CCJ) começa o ano com uma pauta extensa de matérias para serem deliberadas. “E é importante ressaltar que todo o nosso trabalho pode ser acompanhado pelas transmissões da TV Sinal e pelo painel eletrônico de votação. Por tudo isso, acredito que o ritmo de modernização da Casa será um dos focos da Mesa Executiva”. Para o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), “a Assembléia continuará no ritmo de melhorias e avanços destacado pela Mesa Executiva, para que possamos dar maior transparência aos atos da Casa. Este é um direito merecido da população, que elege seus representantes a cada quatro anos”.Elton Welter (PT), que assume a 3ª. Secretaria na Mesa Executiva, acredita que os “deputados devem trabalhar intensamente para que o Poder Legislativo atenda as demandas da população, discutindo os assuntos que refletem no dia-a-dia dos paranaenses, seja na área rural, ambiental ou econômica, entre outras tantas.Na bancada do PDT, onde o deputado Fernando Scanavaca assume o lugar de Edgar Bueno, eleito como prefeito de Cascavel no último pleito municipal, também existe uma expectativa muito boa para este início de trabalho. “Mesmo antes de tomar posse, ouvimos diversas lideranças e vamos trabalhar no desenvolvimento de Umuarama e região. Também vamos procurar confrontar idéias e posições partidárias, para que o Paraná saia fortalecido”, sugere Scanavaca.No PMDB, Waldyr Pugliesi afirma que “os paranaenses precisam manter seu otimismo e nós, como parlamentares, devemos trabalhar por políticas públicas para amenizar os efeitos da crise econômico-financeira que tomou conta das economias mundiais. Esta, sem dúvida, será uma das nossas principais tarefas em 2009”, aponta o líder da bancada.O líder do PSDB, deputado Ademar Traiano também comenta alguns dos assuntos que ele acredita estar na pauta de discussões da Casa neste início de ano. “Certamente teremos muita discussão em torno das alianças políticas, visando as eleições de 2010, e no Legislativo, temas como transparência e alterações no Regimento Interno devem ser o foco principal”.