NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
18h21
por Flávia Prazeres - (41) 3350-4188
4 min de leitura
567 visualizações
As normas para uso e ocupação da Ilha do Mel, propostas pelo governo estadual, foram debatidas na sessão plenária desta quarta-feira (10), contudo recebeu emenda plenária e retornará à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A matéria deve retornar à pauta de votações na próxima semana.De acordo com o deputado Caito Quintana (PMDB), propositor da emenda plenária, é apenas uma correção ao texto. O deputado explicou que será modificado o artigo 4º, porque ao longo do trâmite no legislativo foram propostas criações de cargo para atender a estrutura administrativa específica que deve ser instituída pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Contudo, criação de cargos na estrutura organizacional do Executivo é de prerrogativa privativa do governador.Conforme o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), a alteração principal é a respeito da transmissibilidade da concessão de uso de um cidadão para outro, o que antes não era permitido. Assim, os detentores das concessões dos lotes de terrenos poderão vendê-las, mediante autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).Para Cheida, a iniciativa possibilitará o saneamento do arquipélago e recuperará o solo, a água e a areia, que em virtude da falta do tratamento do esgoto estariam contaminadas biologicamente. Além disso, o deputado destacou que as regras de ocupação corrigirão algumas distorções numa área de conservação.O texto do substitutivo geral também altera o tamanho dos recuos das edificações, que de acordo com Cheida serão maiores do que o exposto na proposta original. Entretanto, as regras para padrões construtivos para novas construções não serão obrigatórias para escolas e postos de saúde. Pois, pelo projeto de lei, as novas obras deverão obedecer a parâmetros para as edificações, como por exemplo, uso de determinados materiais, o que de acordo com o relator na CCJ, Caito Quintana (PMDB), seria inviável em alguns casos, sobretudo hospitais.A partir da promulgação da nova lei, será instituída a taxa de transferência de concessão de uso. Portanto, o sucessor legal terá 60 dias para solicitar a transferência, que corresponderá a 5% do valor do imóvel, incluindo a benfeitoria. Caso não o faça, a proposta determina multa correspondente ao valor do imóvel e perda do direito da concessão decorridos 180 dias. A lei também institui a taxa ambiental de permanência na Ilha do Mel, que será cobrada dos visitantes, cujo valor será correspondente a 4% da Unidade Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR) por pessoa e por dia de permanência. PARÂMETROS – De acordo com a proposta, as novas edificações apenas poderão ser executadas após concessão de autorização ou licença ambiental pelo IAP e emissão de alvará pelo município de Paranaguá, com anuência prévia do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Paraná (COLIT). Pelas normas, as edificações terão a altura máxima de 5,9 metros, medidos pelo nível do solo até a cumeeira. E não serão permitidas construções que possuam apenas a laje de cobertura. As construções também terão que respeitar os afastamentos mínimos em relação à divisa dos lotes. Os materiais de construção, inclusive a madeira, terão que contar com a certificação de origem, além de sempre respeitarem as normas de conservação e de preservação.As autorizações para construção cedidas pelo IAP terão prazo de validade de um ano, podendo ser renovada pelo mesmo prazo e por uma única vez, mediante solicitação do interessado, desde que estejam concluídos os trabalhos de fundação e saneamento básico, de acordo com a regulamentação específica.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais