NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
18h17
Fonte: Assessoria de Imprensa da ALEP / 41 3350-4188 / Carlos Souza
4 min de leitura
701 visualizações
Distribuído em 02/12/08DEPUTADOS APROVAM PROJETO QUE OBRIGA AUTO-ESCOLAS A MINISTRAREM AULAS PRÁTICAS FORA DO PERÍMETRO URBANOOs deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (02), em primeira discussão, o projeto de lei de autoria do deputado Professor Luizão (PT), que prevê a obrigatoriedade das auto-escolas ministrarem aulas práticas em rodovias fora do perímetro urbano, por ocasião do treinamento de direção veicular para obtenção da primeira habilitação. A proposição determina que as aulas práticas nas rodovias atinjam um mínimo de 3 horas, das 15 horas/aulas reservadas a essa finalidade, para cada categoria de habilitação. A medida deverá ser seguida por todas as auto-escolas localizadas no Paraná, para a obtenção da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e determina ainda a emissão de comprovante da conclusão de aulas práticas fora do perímetro urbano.A proposta ainda deve passar por mais dois turnos de votação em plenário, inclusive com a possibilidade de apresentação de emendas, antes de seguir para sanção do Poder Executivo.Na justificativa da matéria, o deputado Professor Luizão (PT) lembra que a cada ano são catalogadas pela Polícia Rodoviária Federal, no Paraná, um expressivo número de acidentes com veículos automotores. “Deve-se salientar, por outro lado, que, dos acidentes com ferimentos graves e morte, um alto percentual tem seus veículos dirigidos por motoristas portadores de habilitação com vigência de zero a cinco anos”, argumenta.O parlamentar também ressalta que grande parte dos acidentes nas rodovias se deve a falta de prática de direção nesses locais. “A primeira carteira não expressa a prática de direção nas estradas, já que as aulas de direção são realizadas somente nas vias públicas urbanas. Daí a importância de que a prática, através das auto-escolas, com instrutores capacitados, seja estendida também às rodovias”, afirma Luizão, acrescentando: “Com esta medida, as estradas receberão condutores com melhor preparo e mais perícia”.Saúde – Os deputados estaduais também aprovaram a redação final do projeto de lei nº. 370/08, de autoria do deputado Caíto Quintana (PMDB), que classifica, no Paraná, como deficiência visual a visão monocular, que limita muito a sensação tridimensional. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a visão monocular se caracteriza quando o paciente com a melhor correção tiver visão inferior a 20/200. Nesse caso é utilizado o termo “cegueira legal”. A visão parcial, com apenas um olho, também dificulta a compreensão das noções de profundidade e distância, causando limitações físicas, psicológicas, psicosociais, educacionais e laborativas, além de discriminação social aos usuários de próteses oculares.Atualmente, a visão monocular, no Brasil, não é considerada uma deficiência visual, embora propostas semelhantes tramitem no Congresso Nacional. “As pessoas com visão monocular não estão enquadradas expressa¬mente na Carta Magna de 1988, nos artigos descrevendo os quadros de deficiências físicas, auditivas, visuais e inte¬lectuais. Por isso, elas ficam à margem da proteção estatal”, justifica Caíto Quintana.Utilidade pública – Os parlamentares aprovaram ainda as iniciativas que concedem o título de “Utilidade Pública” para a Associação Cultural e Esportiva de Ibiporã (Acei), Associação dos Trabalhadores Rurais do Vale do Ivaí de Icaraíma (Astruvale), Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), Fundação Procopense de Cultura, Ensino e Pesquisa (Funcep) e para a Associação Paranaense de Produtores de Cebola (Apace), de Campo Mourão.Também foi aprovada a proposta do deputado Jocelito Canto (PTB), que altera o Art. 1º da Lei nº. 11.229, que declarou de utilidade pública a Casa da Terceira Idade Irmã Dulce, de Ponta Grossa. Assim, a nova redação determina os benefícios da lei para a Casa de Terceira Idade Santa Paula.O título de utilidade pública é o reconhecimento do Estado ou do município aos relevantes serviços prestados pelas sociedades civis, associações e as fundações constituídas no País que prestam serviço à sociedade. Com o título de entidade jurídica de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, os beneficiados podem realizar convênios com órgãos públicos para dar continuidade a seu trabalho.
Notícias Relacionadas
13:15
Frente Parlamentar de Apoio à Piscicultura é instalada na Assembleia Legislativa do Paraná
Colegiado coordenado pelo deputado Ricardo Arruda (PL) reúne produtores e representantes do setor para debater demandas da cadeia produtiva e fortalecer a atividade no estado.
Leia mais
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais