NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
18h30
Fonte: Assessoria de Imprensa da ALEP / 41 3350-4188 / Carlos Souza
4 min de leitura
477 visualizações
Distribuído em 01/12/2008TRABALHO DA MESA EXECUTIVA TROUXE AVANÇOS PARA O LEGISLATIVOO deputado Nelson Justus (DEM) foi reeleito para a presidência da Assembléia nesta segunda-feira (1º) para os próximos dois anos. Durante a sessão plenária de eleição da Mesa Executiva, o presidente lembrou os avanços conquistados durante o primeiro mandato.“Estamos buscando um avanço cada vez maior. Avançar é preciso, para nos aproximar daqueles que nos colocaram aqui”, afirmou Nelson Justus. Nesse sentido, o presidente lembrou do fortalecimento das 19 comissões permanentes, para estimular a participação da sociedade através das reuniões, audiências públicas e debates. “As avaliações obtidas no âmbito dessas discussões dão representatividade para as medidas legais adotadas pela Assembléia Legislativa”, disse.A interiorização do Legislativo, com a promoção de sessões extraordinárias e solenes no interior do Paraná, também foi lembrada como um forte avanço. Nesta legislação, as sessões itinerantes foram realizadas em Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí. Pato Branco e Ponta Grossa.Justus também citou a implantação da TV SINAL – Som, Imagem e Notícias da Assembléia Legislativa do Paraná como outra das transformações positivas. “A TV Assembléia, sem dúvida, foi um dos marcos desta gestão, ao conferir transparência absoluta aos atos, debates, leis e trabalhos das parlamentares”, explicou, lembrando que a emissora acaba de completar um ano de transmissões, com rico conteúdo em sua grade de programação. A transparência nos atos do Legislativo também foi fortalecida com a instalação do Painel Eletrônico. “Agora, toda a população sabe como votam os deputados, quantos estão presentes na sessão e se o discurso do deputado é igual ao seu voto”, argumentou.A informatização da Casa, permitindo que o cidadão acompanhe, em tempo real, de qualquer computador com acesso à internet, o andamento dos projetos de lei e demais atividades no sítio eletrônico da Casa também foi destacada. Esta também foi a primeira legislatura iniciada com o voto aberto em plenário na votação de todas as matérias, e a Mesa Executiva, com apoio dos demais deputados, também reduziu o recesso parlamentar nos meses de julho e dezembro, além de dar fim ao pagamento de salários extras durante o período extraordinário.Outra ação lembrada pelo presidente Nelson Justus foi a presença dos deputados paranaenses no Colegiado de Presidentes das Assembléias Legislativas do Brasil, e o trabalho realizado pelo Copelegis (Centro de Operações Legislativas) e Escola do Legislativo. “O Regimento Interno da Assembléia também foi finalizado, mas por se tratar de uma matéria tão importante, ainda vamos debatê-lo com os deputados no próximo ano, para que eles possam retocá-lo e melhorá-lo”, ressaltou o deputado. O Regimento Interno determina a série de normas e condutas que regem o trabalho parlamentar e o trâmite dos trabalhos legislativos na Casa.O Plano de Regulamentação Funcional e Administrativo da Casa, que vai regulamentar a gestão interna e publicação de dados da Assembléia Legislativa nos moldes do funcionamento do Congresso Nacional, também está sendo formatado e discutido pelos deputados. “A transparência que defendemos é uma conquista definitiva e não se presta a atender a humores momentâneos. Estamos finalizando o projeto e acertando os detalhes finais do processo de informatização da Casa, para que possamos publicar os dados na internet”, assegurou Justus.Nelson Justus também fez questão de lembrar que a Assembléia faz leis para proporcionar a cada cidadão paranaense condições de vida sempre melhores e mais justas. “Contudo, é preciso lembrar que o trabalho parlamentar não se resume às suas atividades em plenário”, ponderou Justus, que também agradeceu o apoio de todos os deputados estaduais na condução das atividades e lembrou o trabalho realizado pelos ex-presidentes do legislativo, que permitiram os avanços atuais. “Este é um Parlamento heterogêneo, mas o único objetivo de todos, é representar bem e fortalecer nosso Estado”, encerrou o presidente.
Notícias Relacionadas
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais
14:41
Semana na Assembleia amplia foco sobre sustentabilidade dos oceanos, saúde e oferta de bebidas em estádios de futebol
Treze projetos estão na pauta das duas sessões plenárias, uma ordinária e outra extraordinária, da próxima segunda-feira (22).
Leia mais