NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
18h45
Fonte: Assessoria de Imprensa da ALEP / 41 3350-4188 / Carlos Souza
2 min de leitura
272 visualizações
Distribuído em 25/11/08PROJETO OBRIGA INSTALAÇÃO DE DETECTORES DE METAIS EM RODOFERROVIÁRIASOs deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (25) a redação final do projeto de lei do deputado Edgar Bueno (PDT), que torna obrigatório o uso de detectores de metais nos acessos de passageiros às plataformas de embarque das estações rodoferroviárias do Paraná. A matéria segue para sanção do Poder Executivo.Conforme prevê a iniciativa, os passageiros terão que passar obrigatoriamente pela inspeção, em aparelhos fixos ou portáteis, tendo por finalidade coibir assaltos e tráfico de armas através do transporte interestadual. A inspeção será extensiva às respectivas bagagens que acompanharem o passageiro. A Lei estabelece ainda que sejam colocados avisos sobre os riscos do equipamento para os portadores de marca-passo (dispositivo de aplicação médica que tem o objetivo de regular os batimentos cardíacos). “Como sabemos, seguidamente ocorrem assaltos a ônibus, cometidos por pessoas que embarcam armadas, além do tráfico de armas e munições no sistema de transporte estadual”, diz Edgar Bueno. O deputado acrescenta que a utilização de detectores de metais nos terminais rodoviários é medida adequada e razoável para evitar que se multipliquem as ocorrências de assaltos, com armas de fogo e branca (facas). “É adequada porque a certeza da fiscalização coíbe e pune a prática delituosa, e razoável porque sua implantação não exige grandes dispêndios financeiros”, afirma Bueno. È possível encontrar alguns equipamentos portáteis ao custo de R$ 500,00.Embarque – O projeto de lei prevê que não será permitido o embarque de nenhum passageiro portando armas, bem como daquele que se recusar a passar pela inspeção por detector de metais. A exceção fica por conta das autoridades policiais, que deverão estar devidamente identificadas, e dos passageiros que apresentarem a autorização legal, conforme determina a Polícia Federal. Caberá às autoridades policiais competentes resolver eventuais impasses.Fica proibido ainda o embarque de passageiros fora do terminal das estações rodoferroviárias, salvo em locais expressamente autorizados pela Administração, nos quais também deverão ser instalados ou disponibilizados equipamentos de detectores de metais.
Notícias Relacionadas
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais
14:41
Semana na Assembleia amplia foco sobre sustentabilidade dos oceanos, saúde e oferta de bebidas em estádios de futebol
Treze projetos estão na pauta das duas sessões plenárias, uma ordinária e outra extraordinária, da próxima segunda-feira (22).
Leia mais