Assessoria de Imprensa da Alep

21/11/2008 14h38 | por Flávia Prazeres
UVEPARProjeto de lei, apresentado pelo presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), pretende reconhecer a União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR) como entidade oficial representativa das Associações Microrregionais de Câmaras, Câmaras Municipais e Vereadores do Paraná. O Estado conta hoje com 399 câmaras municipais, 18 associações regionais de câmaras e 3.692 vereadores. A Uvepar é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1989 para assessorar os representantes populares. A matéria ainda será analisada pelas comissões permanentes antes de ser votada em plenário.BENEMÉRITOO deputado Jocelito Canto (PTB) propôs que seja concedido o titulo de cidadão benemérito ao governador Roberto Requião (PMDB). Na justificativa para a concessão da honraria, o deputado destacou ações realizadas no Estado pelo atual governador, entre elas, a criação de programas como o Casa Família, que resultou na construção de mais de 60 mil casas. Além do Panela Cheia, financiamento de safras em equivalência em produto, assim como o Programa de Melhoria Genética. Jocelito cita ainda o Programa Bom Emprego, responsável pela geração de mais de 150 mil empregos diretos. A medida legal, assim como as demais proposições que tramitam na Assembléia, deve ser analisada pelas comissões permanentes antes de ser votada pelos deputados em plenário. As votações de projetos desta natureza são feitos com o uso de painel eletrônico, ou seja, com a contagem de votos, podendo os deputados optar pela opção sim, a favor; pela opção não, contra; ou ainda se abster do processo.MEIA-ENTRADAA deputada Rosane Ferreira (PV) apresentou nesta semana um requerimento para que a Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia da Assembléia, presidida pelo deputado Péricles de Melo (PT), convoque a Cinemark (Complexos Cinematográficos do Brasil), para tratar de reclamações feitas pela população, sob a alegação de que a empresa não estaria concedendo meia-entrada aos professores nos cinemas da rede. A lei que concedeu o benefício a todos os professores da rede pública e privada é da deputada Rosane Ferreira e entrou em vigor neste ano.SEGURANÇACâmeras de segurança poderão ser instaladas em órgãos do governo do Estado e nas unidades educacionais públicas, caso seja aprovado os projetos de lei apresentados na Assembléia Legislativa pelo deputado Osmar Bertoldi (DEM). Segundo a proposta, as câmeras servirão para registrar a entrada e a saída das pessoas nestes locais. Além disso, Bertoldi apresentou duas indicações para que sejam instaladas câmeras de segurança nas instalações municipais e nos locais administrados pela URBS (Urbanização de Curitiba S.A).