Audiência Pública alusiva ao Dia Internacional da Mulher debate Política, Comunicação, Negócios e Justiça Encontro foi promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Cantora Mara Lima (Republicanos).

12/03/2024 12h53 | por Antônio Dilay
Audiência Pública ocorreu durante toda a manhã desta terça-feira (12), no Auditório Legislativo.

Audiência Pública ocorreu durante toda a manhã desta terça-feira (12), no Auditório Legislativo.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Audiência Pública ocorreu durante toda a manhã desta terça-feira (12), no Auditório Legislativo.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), realizou nesta terça-feira (12), no Auditório Legislativo, a Audiência Pública alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que contou com as palestras de empresárias, parlamentares, representantes dos poderes, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR) e outras instituições que compartilharam experiências e atuações femininas na sociedade.

O Censo Demográfico de 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, apontou que no Paraná as mulheres são 51,3% da população de 11.444.380 pessoas. Ou seja, elas totalizam 5.867.030 do total. Já os homens somam 5.577.350 (48,7%). “Devido ao envelhecimento demográfico, é esperado que o número de homens seja gradualmente menor que o número total de mulheres, já que essas apresentam, na média, menor mortalidade durante todas as etapas da vida”, explica o IBGE.

A deputada Cantora Mara Lima explicou que “é preciso discutir alguns assuntos referentes às mulheres. As questões da justiça, da comunicação, algumas mazelas que as mulheres enfrentam e algumas vitórias. Trouxemos hoje assuntos bastante relevantes, principalmente para podermos preparar mulheres, que também levarão essa mensagem a outras mulheres”.

A procuradora da mulher na Assembleia Legislativa, deputada Cloara Pinheiro (PSD), participou do evento e comentou que “ nesse evento de hoje nós pudemos ouvir várias mulheres das mais diversas áreas, inclusive pessoas que gostariam de falar e não tiveram a oportunidade e hoje, esta oportunidade aconteceu. Cada uma do seu jeito, cada uma com o seu poder, cada uma com o seu carinho, porque mulher é carinho, mulher é atenção, mulher é poder. É importante frisar que nós mulheres não estamos competindo com os homens, nós só queremos o nosso lugar, o nosso reconhecimento e por isso precisamos estar juntas”.

Já a líder do Bloco Parlamentar Temático da Saúde Pública, deputada Márcia Huçulak (PSD), ressaltou que “a sociedade necessita de modelos de liderança feminina para termos uma sociedade mais igualitária e com menos violência. Por isso, uma reunião como essa serve também para levar esperança e mostrar exemplos de como podemos fazer um Paraná melhor e mais justo para todos”.

O presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania, deputado Professor Lemos (PT), participou do evento e informou que a Comissão que preside sempre recebe denúncias de situações de violência contra as mulheres e tem trabalhado continuadamente no enfrentamento. “O importante é buscarmos uma promoção da igualdade de condições e não apenas igualdade de direitos, porque como foi o tema dessa audiência pública, “Mulheres em Destaque” é para encorajar todas as mulheres, porque todas as mulheres têm o direito de estar em destaque”.   

A mesa de autoridades ficou composta pelos parlamentares, deputadas Cantora Mara Lima (Republicanos), Márcia Huçulak (PSD), Cloara Pinheiro (PSD) e o deputado Professor Lemos (PT); a diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, professora Cremilda Santiago Neto; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza, desembargadora Lenice Bodstein, defensora pública Eleonora Laurindo de Souza Netto, gerente jurídica da Fomento Paraná, Tatiany Zanatta Salvador Fogaça, advogada Aline Fernanda Pereira Kfouri, jornalista Manuella Niclewicz e a presidente do Grupo Lide, Heloisa Garrett.

Palestrantes

A integrante da 11ª Câmara Cível e 5ª Seção Cível do Tribunal de Justiça do estado do Paraná, desembargadora Lenice Bodstein apresentou a palestra com o tema: ‘Igualdade, Paridade e Equidade para a Mulher’ e destacou que “culturalmente a palavra empoderamento veio porque esta posição da mulher estando sob os desígnios do marido era reconhecido como pátrio poder, então, empoderamento é participar do poder masculino, mas que poder é esse? O poder de ser feliz, o poder de ser família, o poder de ser mulher e dizer: eu sou um sujeito de direitos”.

A advogada, defensora pública do estado do Paraná, professora e escritora de artigos jurídicos, Eleonora Laurindo de Souza Netto trouxe o tema: ‘Mulheres em Situação de Vulnerabilidade’ e pontuou que “ao contrário do que comumente se entende, de que a situação de vulnerabilidade se refere a situações de hipossuficiência, para as mulheres, toda mulher que se encontra em situação de violência é uma mulher em situação de vulnerabilidade”.

‘O Empreendedorismo Feminino’ foi o tema abordado pela gerente jurídica da Fomento Paraná, Tatiany Zanatta Salvador Fogaça. “A Fomento Paraná tem uma linha de crédito voltada especialmente para a mulher empreendedora, chama-se Banco da Mulher. É uma política pública do governo do estado do Paraná voltada à mulher empreendedora que dá toda a estrutura para a mulher empreender. Isso tem realmente incentivado as mulheres a ter uma renda, gerenciar a família e isso incentiva cada vez mais as mulheres a direcionarem mais a sua vida, a buscar seus objetivos”.

A palestra da advogada, sócia e proprietária do escritório Kfouri & Gorski Sociedade de Advogados, Aline Fernanda Pereira Kfouri foi sobre a ‘Mulher e o Direito’ e colocou a seguinte provocativa:  “o quanto a mulher está disposta a conhecer e se servir do Direito ao invés de esperar para que o Estado sirva a ela com o Direito? Por isso o quanto conseguimos ter uma ação preventiva? ”

Para a jornalista, comunicadora, mestre em Políticas Públicas, âncora da RIC-TV e da Jovem Pan News, Manuella Niclewicz, que palestrou sobre: ‘Os desafios da Mulher na área da Comunicação’, “o ambiente de imprensa sempre foi predominantemente masculino, mas hoje já passamos de 60% de mulheres nesse segmento e um dos pontos que ainda permanece é de que a voz feminina não passa credibilidade. É isso é algo que temos que combater”.

A empresária e presidente do Grupo de Líderes Empresariais no Paraná – Lide, jornalista Heloisa Garret trouxe o tema: ‘Liderança e Influência’ e destacou que a sua posição que ocupa, além de gerar negócios e fortalecer as relações econômicas do estado, mas além disso, é utilizar desta influência para atingir alguns problemas e assuntos que são sensíveis, essa é uma grande missão que as mulheres também exercem”.

Ao encerrar a audiência pública as palestrantes e participantes de destaque foram homenageadas com o Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima e a menção honrosa concedida pela Assembleia Legislativa com votos de congratulações ao Mês da Mulher.

Confira na íntegra a audiência pública:

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação