Audiência pública debate projeto que torna educação atividade essencial Debate acontece nesta quarta-feira (10) a partir das 14 horas com transmissão pela TV Assembleia.

09/02/2021 15h38 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Audiência pública debate projeto que torna educação como atividade essencial.

Audiência pública debate projeto que torna educação como atividade essencial.Créditos: Arquivo AEN

Audiência pública debate projeto que torna educação como atividade essencial.

Por iniciativa do deputado Professor Lemos (PT), a Assembleia Legislativa do Paraná realiza nesta quarta-feira (10), às 14 horas, uma audiência pública para debater o projeto de lei 4/2021, do Poder Executivo, que inclui a educação no rol de atividades essenciais. Na prática, o PL permite a retomada das aulas presenciais no Paraná.

“Estamos organizando uma audiência pública e convidamos toda a população para participar deste debate com especialistas, profissionais, e com as experiências de outros locais, como de Manaus. O retorno às aulas presenciais no Amazonas foi terrível. Por isso a indignação dos professores e funcionários de escola, dos estudantes, dos pais, contra este projeto, que não é de interesse público. Ao contrário, pode fazer com que muitos paranaenses sejam acometidos pelo coronavírus”, alertou.

Líder da Oposição, Lemos lembrou do caso do Amazonas, primeiro Estado a retomar as aulas presenciais, ainda em agosto de 2020. Três semanas após a volta às aulas, contudo, um terço dos professores estavam contaminados pelo coronavírus.

“É um projeto complexo, que preocupa muito a comunidade escolar. No Amazonas, que foi o primeiro Estado que retomou as aulas presenciais, três semanas depois um terço dos professores estavam contaminados com o coronavírus. Ao convocar e obrigar aula presencial, nós vamos ter mais ou menos 2,5 milhões de pessoas circulando, fazendo com que o vírus circule com agilidade, podendo contagiar muitas pessoas e causar o colapso do sistema de saúde”.

O parlamentar destacou que o momento é de proteger vidas e que a retomada das aulas presenciais só pode ocorrer após a vacinação da população.

“O projeto vai além da rede estadual. Inclui a rede privada, universidades, e redes municipais, inclusive retirando dos prefeitos autonomia de decidir se vai ter aula presencial ou não no município. Não concordamos com isso. É momento de proteger vidas, e nós queremos que o governo trabalhe com agilidade para que tenhamos a vacinação o quanto antes para nossa população para, depois de todos vacinados, aí sim podermos retomar as aulas presenciais. Que nenhuma profissional da educação, nenhuma criança, nenhum estudante e familiar, corra risco por conta do coronavírus”.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação