Audiência pública debaterá Operação Carne Fraca nesta terça-feira (11) Evento acontecerá no Plenarinho da Alep, a partir das 9 horas, com a participação de inúmeras autoridades e representantes do setor produtivo.

10/04/2017 16h40 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Marcio Pauliki (PDT).

Deputado Marcio Pauliki (PDT).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Marcio Pauliki (PDT).


Debater os reflexos e impactos da “Operação Carne Fraca” e buscar esclarecimentos técnicos a esse respeito são os objetivos da audiência pública que será realizada nesta terça-feira (11), a partir das 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A audiência foi proposta pelo presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, deputado estadual Marcio Pauliki (PDT). Também fazem parte da organização do evento os deputados Nelson Luersen (PDT), da Frente Parlamentar do Transporte Rodoviário de Cargas; Pedro Lupion (DEM), da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Anibelli Neto (PMDB), do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar.

Segundo o deputado Marcio Pauliki, uma das principais razões para a Assembleia Legislativa convocar a audiência é o número de fábricas do Paraná citadas na investigação da Polícia Federal: de um total de 21 empresas, 18 estão localizadas em território paranaense. A “Operação Carne Fraca” causou desconfiança no mercado externo em relação à carne produzida no Brasil. Além disso, o desemprego tomou conta do mercado deste segmento. Três frigoríficos localizados Região Metropolitana de Curitiba e em Curitiba, e que foram alvos da Operação, demitiram, juntos, perto de 600 funcionários.

Diferentes setores envolvidos com o assunto foram convidados a participar da audiência, como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), a Emater, a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), a Vigilância Sanitária Estadual, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná,  a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Associação Paranaense de Suinocultura, Associação Paranaense de Supermercados, Associação Paranaense de Avicultura, Sindicato de Indústria de Carnes e Derivados do Estado, Ministério da Indústria e Comércio, Ministério das Relações Exteriores, Polícia Federal e Ministério Público estadual e Ministério Público federal.

A Operação Carne Fraca foi deflagrada no último dia 17 pela Polícia Federal e apura um suposto esquema de fraude na produção, fiscalização e comercialização de carnes, envolvendo pagamento de propina a fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A investigação teria encontrado indícios de adulteração de produtos e venda de carne vencida e estragada.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação